quinta-feira, outubro 05, 2006

Sonhos não envelhecem...

I'm back!

Em mim, esta afirmação despertou a lembrança de uma mulher que trabalhava no RH de uma empresa na qual trabalhei (e da qual, graças a Deus, já saí). Em uma certa ocasião, ela (que é engenheira, e não psicóloga) afirmou que, ao passar dos trinta anos, o homem tende a "perder aquele sentimento de onipotência" que caracterizaria a fase dos vinte e poucos anos.

Achei um absurdo porque, do jeito que ela falou e no contexto da época, a intenção dela foi de dar uma esfriada no pessoal mais novo da empresa, que estava "menos acomodado" do que os antigos com algumas atitudes absurdas do RH a respeito da gestão de carreiras. Algo do tipo: "vc se acha muito capaz agora mas, com o tempo, perceberá que a coisa não é bem assim e que sonhar um pouco mais alto é, na verdade, um sinal de imaturidade."

Isso me lembrou de alguém que, várias vezes durante a minha adolescência, também já me disse que "um dia você vai ter vivido o suficiente para entender que a vida é só isso mesmo".

Para minha sorte, graças a Deus, nunca aceitei isso de ninguém. A vida é feita de escolhas e sou EU que faço as minhas. Nunca aceitei ninguém me dizer que preciso me contentar com sonhos menores. Meus sonhos não podem envelhecer ou murchar por causa dos outros. A maturidade não exige que eu me contente com sonhos menores. Só quem nos pede esse tipo de coisa são pessoas menores, infelizes e que se deixaram vencer pelas misérias da vida.

Meus sonhos crescem comigo e mudam somente se eu mudar. Se envelhecerem, é porque a minha alma se deixou vencer pelos medíocres e envelheceu primeiro.

(Publicado originalmente por J em 18/07/2006)

Nenhum comentário: