Quase todo mundo costuma reclamar do tempo. Ele sempre falta, principalmente quando as tarefas vão se acumulando. Temos que dar conta de n coisas em um curto espaço de tempo e parece que o tempo simplesmente voa. Porém, eu sempre costumo dizer que o tempo é a coisa mais justa que Deus fez, pois o dia tem 24 horas para todos. É igualzinho! O dia tem 24 horas para mim, para você que está lendo, para o Lula, para o Papa... Até para "Jack Bauer"!!! Bem, mas para ele, realmente, o tempo dá para fazer muuuuuiiiiiiiita coisa. Só na ficção mesmo!!!
Coloquei no título uma canção do Cazuza, na qual ele se refere ao tempo como algo mais abrangente, não necessariamente a um dia, uma semana, um mês. É o tempo voando quando percebemos que aquele primo já não é mais uma criança, quando um filho começa a namorar, quando aparecem rugas, quando o fôlego já não é mais o mesmo, quando já não se pode dirigir a esmo e à mil por hora. Enfim, o tempo realmente não para. E isso é bom! Sim, pois são as mudanças, esses acontecimentos, que nos fazem evoluir, seguir em frente. As mudanças, graças a Deus, ocorrem.
Como diria o Nando Reis, "é bom olhar pra trás e admirar a vida que soubemos fazer". Portanto, eu sempre me sinto na obrigação de continuar a evoluir. Sim, com cabelos brancos aparecendo, algumas ruguinhas, mas tudo dá para disfarçar. É importante reconhecer as limitações e trabalhá-las, de forma a sempre melhorar. Sim, para tudo tem jeito. Só a morte que não. Então, a vida segue, as coisas mudam, todos evoluímos e se não tiver graça nessas coisas, se não conseguirmos enxergar tudo isso sob um aspecto bom, vai ficar difícil. O tempo não para, a vida não para e nós não podemos parar. Enxergar o futuro com uma leveza, com bom humor, é primordial. Vamos em frente!!!
(Publicado originalmene por Jorge Costa em 07/09/2006)
Nenhum comentário:
Postar um comentário