quinta-feira, outubro 05, 2006

Agradecimentos

Semana passada eu recebi um cartão de agradecimento. Era da Monica e do Alexandre (blogueiros, os blogs estão ao lado indicados), agradecendo a presença e os presentes enviados no casamento deles. Minha mãe até comentou que achou "chique". Eu disse que não tinha nada de chique. Pelo contrário. Acho que é uma forma humana, que se preocupa em agradecer. O ato de agradecer tinha que ser natural. Mas infelizmente não é. Cada vez menos agradecemos pelas coisas que temos ou que alguém tenha feito por nós. A sensação de obrigação ou fazer por dever é uma constante. A exceção virou regra.

Um dos motivos que faz com que o ato de agradecer se torne cada dia mais raro é o tempo. A quantidade de informações, a velocidade com que as coisas acontecem, ou mesmo pessoas entrem e saiam de nossas vidas é absurda. Acabamos assim esquecendo das coisas mais triviais, como o "por favor", "muito obrigado" ou um mero "com licença". Estamos em um período em que temos pressa para tudo. Em que temos que nos informar. Correr atrás do tempo perdido. São várias opções. Tudo vira efêmero. Valores estão em constante mudança. A ordem é ser da moda. Seguir tendência. Virou cafona ser educado.

Torço para que um dia a educação seja mais valorizada. Que as pessoas que costumam falar as "palavrinhas mágicas" citadas acima (por favor, obrigado e com licença), estejam na crista da moda. Que todos possam querer se educar. Que todos queiram entrar nessa moda. Enquanto isso não acontece, prefiro fazer como o Alexandre e a Mônica - prefiro ser demodé!!!

(Publicado originalmente por Jorge Costa em 11/08/2006)

Nenhum comentário: