quinta-feira, outubro 05, 2006

"Sem saber que era impossível, foi lá e fez"

A frase do Goethe abaixo logo me lembrou a frase acima. É interessante como algumas coisas fazem sentido em nossas vidas. Tal frase eu estou constantemente escutando nos últimos dias, pois ela não sai da cabeça do meu chefe e, por isso mesmo, ele a cita dia após dia. E por mais que eu achasse ela um pouco redundante, ela tem se encaixado demais na minha vida. A frase de Goethe cita também sonhos, sobre começar, enfim, arriscar algo. Nos dias de hoje, em que muitas vezes nos subtemos a marasmos para poder manter as coisas como elas são, é um grande desafio poder começar algo, ajustar, refazer, ousar, arriscar!

Acho que o impossível não existe. Se existe, é apenas em circunstâncias bem restritas. Isso me lembra uma professora de Química Inorgânica II que dizia que "nada era 100%" (dá-lhe Méri). Eu concordo em gênero, número e grau. Acredito que as coisas não são tão difíceis assim, basta nos esforçarmos e começarmos. Sem arregaçar as mangas, nem sorte teremos. Nada é por acaso. Logo, acho que essas frases tem um grande sentido para mim. Me fez ser mais ousado, me remeteu à infância. Sim, à infância, pois as crianças muitas vezes não sabem seus limites, tem que experimentar coisas para poder saber o certo e errado, como se tudo na vida tivesse um certo ou errado, como se fosse tão linear um sistema tão complexo. Então, às vésperas de completar 30 anos, me permito voltar às minhas experiências da infância para poder ser um adulto mais feliz, um homem mais completo. Ainda bem que minha porção criança ainda vivia dentro de mim, pois ela me permite arriscar, ousar e começar. E recomeçar!!!

(Publicado originalmente por Jorge Costa em 02/08/2006)

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto!

sandra disse...

OLÁ! A SUA FRASE DE APRESENTAÇÃO ESTÁ ATRIBUIDA AO AUTOR ERRADO, CREIO! NAO TERIA SIDO JEAN COCTEAU QUEM A DISSE???? SERIA INTERESSANTE CORRIGIR A AUTORIA DO TEXTO QUE DEU INÍCIO Á SUA COMUNICAÇÃO SOCIAL , NÉ NAO?
SANDRA ROSELI

Unknown disse...

A frase "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez" é muitas vezes atribuída a Jean Cocteau. Contudo, outros a atribuem à Mark Twain: "They did not know it was impossible, so they did it!"

Anônimo disse...

A frase de apresentação é atribuída a Mark Twain.Na verdade não se tem conhecimento do verdadeiro autor.