quinta-feira, outubro 05, 2006

Sexo!!!

Outro dia estava lendo no Globo Online notícias na página de Cultura e de repente me deparo com várias notícias sobre a Dona Nelly. Para quem não sabe, é a senhora que falou sobre masturbação na novela "Páginas da Vida". Na seção de cartas, comentários e discussões, o nome dela aparece em primeiro lugar em todos os quesitos. Li que no orkut existem mais de 50 comunidades só falando dela. Eu não vejo novela, mas nesse dia estava em casa, me preparando para sair e acabei escutando parte do depoimento. Minha mãe ficou um pouco chocada e reagiu de uma forma um pouco constrangida com aquilo. Acredito que ninguém quer discutir sexualidade em plena novela das oito. Ver uma cena de sexo, vai lá. Mas alguém falar, verbalizar, as pessoas se sentem chocadas. Tadinhas!!!

Na verdade, acho que esse problema - assim como vários outros problemas do nosso país - é devido a falta de uma educação decente no Brasil. Com isso, vivemos num país com um falso moralismo, onde as pessoas acham que não devemos falar sobre sexo, que é mais fácil os filhos aprenderem sozinho. Enquanto isso, avançam os casos de AIDS, gravidez na adolescência, doenças em geral e não somente isso, mas também uma sexualidade míope e obtusa. O sexo, que tem tudo para ser algo legal, acaba sendo visto como proibitivo, sujo, que não se deve comentar. Com isso, cresce a falta de informação, esclarecimento e respeito a sexualidade, principalmente com a mulher. Para nós homens, as coisas são mais permissivas e, dessa forma, nos faz ser "superiores" perante a mulher. Isso é errado. No amor e no sexo não há melhor, nem pior. Ambos são iguais e devem buscar aquilo que os complemente.

Num país onde o preconceito é muito grande, não dá para se achar que uma senhora falando sobre masturbação seria algo normal. Eu quando escutei o depoimento, achei legal ela falar sobre isso, apesar de achar que ela poderia ter tido uma melhor orientação da própria emissora. No meu ponto de vista, houve uma falta de preocupação e a novela conseguiu o que queria: chocar. Essa é uma maneira muito ruim de se conseguir isso, pois se utiliza de uma lacuna nas pessoas e usa isso de forma errônea. Não é legal pegar as pessoas pelo seu ponto fraco. Ainda mais se falando em uma novela assistida por milhões de pessoas.

Esse fato me fez lembrar do filme "Procura-se Amy". É um filme muito liberal, onde sexo, raças e gostos são discutidos sem menor constrangimento. Para quem não viu, é um filme onde um cartunista de história em quadrinhos se apaixona por uma mulher. E descobre que ela é, nada mais, nada menos, lésbica! Apesar disso, ele continua investindo. Vou parar por aqui para não estragar. Mas vele dar uma conferida. Pois bem, no filme, a uma certa hora, o cara pergunta se ela já havia transado com homens. Ela diz que não. Ele então conclui e afirma que então ela é virgem!!! Ela toca num ponto bem interessante: se nunca transou com um homem, então ela seria virgem, só por causa da ausência do pênis na relação??? É claro que a personagem não era virgem por não ter transado com homens, mas a primeira reação dele foi essa. Acho que na verdade pouco sabemos sobre sexo e muito menos queremos discutir isso no dia-a-dia.

A MTV já atuou bem no sentido de melhorar a informação sobre sexo na TV. Isso era na época que o Jairo Bouer tinha um programa. Porém, hoje, ela prefere deixar a Penélope Nova dar dicas. Me pergunto: quem é a Penélope para dar dicas? Instruir em uma televisão que fala diretamente com os jovens... O programa dela é até bem divertido, porém não pode ser encarado como algo sério. Tem que deixar bem claro que é uma brincadeira na TV. A intenção é boa, mas serve mais para divertir do que informar. Mesmo assim, já é um passo. Por isso, nós que temos um pouco mais de informação, devemos dividi-la sempre com os outros. Seja em termos de sexualidade, relacionamento, comportamento, política ou cultura. O importante é transmitir a informação e trocar conhecimento!

(Publicado originalmente por Jorge Costa em 31/08/206)

Um comentário:

Jorge disse...

[J] [JJ@JJJJJ.com.br]
Hahahahaha, o seu amigo é o Jorge Costa! Desculpe a confusão.

01/09/2006 17:35



[Carla] [lunija@yahoo.com.br]
Eu ainda tô confusa. Quem é o Jorge meu amigo? O J ou o Jorge?

01/09/2006 11:54



[Juquinha] [luisrobertogarcia@yahoo.com.br]
Taí mesmo um assunto que "dá" o que falar! Hhehehehhe! Eu que vim do interior, sei bem o que é esse silêncio vindo dos pais! Um falso moralismo, onde pais de família traem suas esposas e toda a cidade sabe e fica tudo por isso mesmo, enquanto seus filhos vão engravidando e/ou contaminando (se)outros filhos de outros casais que se manifestam da mesma forma: o silêncio!!! O jovem é obrigado a aprender da pior forma: vivenciando!! Qdo alguns deles saem para grandes cidades (vide eu), tudo se torna mais claro! A informação circula entre amigos, pais de amigos, namorados(as), lhe abrindo um novo mundo diante de seus olhos a respeito desse assunto! Bem, ressalto com isso a importância de se ter amigos e de se "aventurar" fora de casa qdo não se tem tal aprendizado dentro dela!

31/08/2006 14:34