quinta-feira, outubro 05, 2006

Sobre bolinhos de carne e estátuas de mármore

Se alguém te parece perfeito, é porque você não olhou de perto ou com suficiente atenção...
Se alguém tentar passar uma imagem de perfeição no que quer que seja, desconfie. Provavelmente, o "santo" tem pés de barro.

Perfeição para nós, bolinhos de carne, é tentarmos ser melhores continuamente. Cair e levantar. E olhe lá.

Mas, nessa bola que meu nobre colega blogueiro bem levantou, acho que tem um ponto particularmente escroto: o culto ao corpo.

Dependendo da linha de pensamento, credo ou mera opinião, os nomes e a divisão serão ligeiramente diferentes. Mas dá para identificar uma certa tendência em aceitar que o ser humano seria dividido em três "pilares" ou "dimensões": corpo, mente e espírito.

A dimensão cujo culto é mais exacerbado hoje em dia, para mim, é o corpo. A gente é massacrado com modelos e exigências sobre a porra do corpo. A gente gasta tantas horas nas academias, mas dificilmente consegue passar o mesmo período de tempo alimentando a alma com uma leitura mais profunda ou exercitando o raciocínio.

Não que o corpo não seja importante. Só não pode ser mais importante que as outras dimensões, senão o tripé fica deformado.

Do jeito que a coisa vai, daqui a pouco o mundo estará cheio de estátuas de mármore, daquelas perfeitas que a gente vê nas exposições dos grandes mestres nos museus. Tão belas quanto, tão inteligentes quanto, tão profundas quanto..........

(Publicado originalmente por J em 11/07/2006)

Nenhum comentário: