quinta-feira, outubro 05, 2006

Parem de falar mal da rotina!

Domingo passado fui ao teatro ver a peça "Parem de falar mal da rotina", da Elisa Lucinda. A peça era uma indicação da minha amiga Carla (blogueira, o link do blog dela está na página), que viu e adorou. Eu conheço pouco o trabalho da Elisa. A conhecia mais como atriz. Como poetisa, já havia ouvido alguns poemas com a Ana Carolina, em seus shows e DVD's. Na peça, antes de começar, dá para ver outra faceta dela: cantora. Ela canta e tem um ótimo repertório. Músicas ótimas, como "Ferrugem", do Djavan e Orlando Morais. Acho essa música fantástica e sempre me emociono ao escutá-la.

A peça é, como a própria Elisa define, quase um "programa de auditório". Ela fala sobre situações corriqueiras, do nosso dia-a-dia. É sempre interessante notar que as melhores piadas e situações ocorrem muitas vezes na nossa frente. Temos que ter mais atenção ao andar na rua. Esse é o bacana da peça. Acredito que cada vez mais nós estamos sempre com pressa, distraídos, sem prestar muita atenção aos outros, às paisagens que nos cercam...

Quem disse que o cotidiano tem de ser ruim? Claro que não! Nós fazemos nosso dia-a-dia. Podemos torná-lo mais interessante sobre vários aspectos. Devemos experimentar novos caminhos, ler novos livros, conhecer novas pessoas, andar mais a pé, ao invés de ficarmos horas a fio somente na internet, dentro de casa ou pior, vendo novela ou Faustão (argh!!!) - "me abrace e me dê um beijo, faça um filho comigo, mas não me deixe sentar na poltrona num dia de domingo..."

A palavra de ordem é experimentar! Devemos experimentar novas coisas, fazer coisas diferenças e fazer diferença!!! Isso para nós mesmos. Não tem graça fazer tudo igual. Isso é um defeito. É chato. Como diria Chico Buarque em "Cotidiano", "todo dia ela faz tudo sempre igual".
É legal poder mudar, vivenciar e ver que tem muita coisa legal para fazer, muita bondade para distribuir pelo mundo. Essa deve ser nossa luta. Não vamos esperar os políticos fazerem apenas. Vamos agir com mais educação, com mais serenidade, explicar mais, punir menos, agir mais, falar menos. Não vamos falar mal da rotina. Vamos viver as nossas rotinas e torná-las agradáveis, diferentes e surpreendentes!

A peça "Parem de falar mal da rotina" está em cartaz no Teatro do Sesi, no Centro do RJ, até o dia 29/10/06. O ingresso custa R$20,00 e a peça é apresentada aos sábados e domingos, às 19h. São quase 2h30 de muita diversão e muita reflexão. Fica a dica!!!

(Publicada originalmente por Jorge Costa em 07/09/2006)

Um comentário:

Jorge disse...

[Carla] [lunija@yahoo.com.br]
Que bom que gostou da peça! Depois passa lá no blog, tô te participando de uma "corrente" ... rs. Bjs!