domingo, outubro 08, 2006

Amém


Domingo pela manhã e lá vou eu para o curso de batismo. Eu já tenho dois afilhados de batismo (e também fui padrinho de quatro casamentos - né, J???), porém o curso é válido por apenas dois anos. Como meus afilhados tem 9 e 8 anos, meu curso já expirou.
Então, nada mais me restou a não ser acordar domingo, às 9:30h para poder ir à igreja. No início do curso, o instrutor diz que padrinho é para a vida inteira. Diz também que não se batiza uma criança duas vezes, que esse sacramento era para ser dado apenas uma vez. Nessa hora me deu uma vontade de perguntar o porquê de eu ter que fazer o curso 2 vezes então. Enfim, decidi ficar na minha.
Ao invés de se concentrar mais no batismo e suas responsabilidades, sua função, o instrutor decide falar sobre outros fatos. O que mais me chocou foi um fato que ele contou em alto e bom tom. Ele disse que um dia estava na casa de um amigo e estava passando "Páginas da Vida". Disse que na novela tinham cenas bonitas, bem escritas, quase edificantes. Porém, en um dado momento, um personagem chega de viagem e um outro o espera, indo jantar, os dois quase se "enamorando", segundo ele. Não sei dar mais detalhes, pois não acompanho novelas.
A questão é: um homem que naquele momento era o representante da Igreja Católica, disse que pediu ao amigo que desligasse a televisão, pois era uma falta de vergonha aquilo. Que um homem veio ao mundo para se juntar a mulher e não a outro homem. Ele ainda disse que não tinha preconceito algum (!!!), porém aquilo era errado e não devia ser mostrado na TV como sendo certo. Que o papel da TV é mostrar coisas certas e não coisas desse tipo.
Eu refleti sobre o assunto e enumerei n outros fatos que a TV cansa de nos mostrar e eram exemplos melhores que ele poderia ter citado. Instruir uma população a ter preconceito não é a melhor forma de evolução para a raça humana. O mundo tem tantos outros problemas, como falta de educação, saneamento, fome, guerras, por exemplo, e o representante da Igreja não colabora para melhorias e sim para a segregação. Na hora eu nem liguei muito, mas a madrinha, amiga da minha irmã, ficou atônita e quase falou algumas verdades na hora.
Sinceramente não sei se vale a pena entrar em assuntos polêmicos em plena Igreja e com pessoas tão pouco esclarecidas. O fato é que domingo que vem eu terei que desperdiçar mais uma hora e meia para ouvir esse mesmo homem falar. Espero que dessa vez ele fale mais sobre Deus, Jesus e o batismo. Assim, poderei aprender mais e ensinar a minha afilhada coisas sobre religião, pois sobre a vida tenho vários exemplos e tenho certeza que a ajudarei nesse âmbito, bem mais do que a Igreja. A mim, só me resta esperar e rezar para que questões como essas sejam tratadas como elas devem ser. Amém!

3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade grande Jorge, estamos cercados de maus exemplos e as visões do mundo aparece distorcida. Uma pena que não estejamos todos aprendendo a amar, aceitar, perdoar, cativar... viver!
Enfim, trabalho árduo e sem fim, e Deus que tudo vê, não há de nos abandonar quando nos sentirmos fracos demais nessa caminhada. Boa sorte pra você e sua afilhada sobrinha, boa sorte à família que aprende a crescer unida e que a capacidade de enxergar a verdade esteja sempre presente em nós.

Anônimo disse...

Cara..hoje fui a um churrasco e tivemos uma discussoes desse tipo..falando de igreja. No caso nãoe ra a igreja católica, mas a evangélica, mas eu prefiro me referia a Igrejas de uma maneira geral....Hoje eu não frequento nehuma igreja embora tenha crescio na católica. Tive tantos maus exemplos que pensei...Pai..não é possível que seja isso que o Senhor queira para os seu filhos....Mas o momento mais chocante foi quando eu fui a um casamento evangélico. Fiquei muito chocado como a forma como eles enxergam a mulher. Pior...minha amiga estava casando. Uma pessoa esclarecida e inteligente, mas que naquele momento...repetia as palavras do padre com uma convicção que me deu medo....depois disso eu decidi....Acho que não preciso de uma religião para chegar a Deus. Podemos chegar pelos nossos próprios meios, por que Ele sempre estará la...onde quer que estivemos...para nos ouvir. Amém!
Boa sorte amigo.
tenho certeza que sua sobrinha linda será muito iluminada!
Abs

Anônimo disse...

Vc teve que fazer o curso de batismo de novo pq vc tinha sido educado em uma versão anterior. Esta contém comentários da nova novela das 8 ... rs. Bjs!