domingo, novembro 05, 2006

Versos de Hollanda

Ontem fui ao Teatro Leblon, no RJ, assistir "Versos de Holanda, outros versos, novas canções". A peça é um musical inspirada nas canções do vasto repertório do genial Chico Buarque. É, acho que essa fase romântica, falando de amor, vem de encontro à minha fase Chico. Tenho escutado bastante músicas dele, desde o novo CD, Carioca, até algumas canções antigas.
Na minha modesta opinião, Chico é um dos maiores artistas que o Brasil já teve. Apesar da sua questionável voz, as suas canções são na grande maioria obras-primas do cancioneiro nacional. Por isso, fica fácil montar uma peça com músicas dele. A peça é composta de 37 canções de sua autoria, algumas cantadas, outras declamadas e/ou interpretadas.
O roteirista e diretor Márcio Azevedo acerta em escolher canções bastante conhecidas de Chico, em sua grande maioria, o que faz com que a platéia possa cantar, relembrar canções ou apreciá-las sobre um novo ângulo. A peça tem alguns altos e baixos, mas se tratando de canções do Chico Buarque, tudo é perdoável.
Para mim o grande momento da peça é quando chega às canções românticas. Escutar "Olhos nos Olhos", "Todo Sentimento" e "Atrás da Porta" em sequência é para maltratar todos os corações. Para quem não conhece tanto o repertório desse grande artista, vá ao teatro ou compre seus discos. Vai ser tudo de bom, aposto!
E para não dizer que não coloquei nenhuma música, deixo trechos das 3 músicas citadas...

Olhos nos olhos
Quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais
(Olhos nos Olhos - Chico Buarque)

Depois de te perder
Te encontro com certeza
Talvez num tempo da delicadeza
Onde não diremos nada
Nada aconteceu
Apenas seguirei
Como encantado ao lado teu.
(Todo Sentimento - Chico Buarque e Cristóvão Bastos)

Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
(Atrás da Porta - Chico Buarque e Francis Hime)

É ou não é genial???

4 comentários:

KahSilva disse...

Você tem razão Chico como compositaor é ótimo, suas canções são saidas do coração.Só não gosto muito dele cantando, tenho um bolachão(que ainda não encontrei em CD) com Oswaldo Montenegro cantando canções dele que eu amo de paixão.Um super beijo e ótima semana.

Anônimo disse...

Gostei da dica de teatro! Com certeza verei! Qto à voz dele, eu acho um charme! Faz parte do conjunto perfeito obra-autor! Falando em Chico, e já que vc adora citar músicas, vou deixar aqui uma pra vc, em sua homenagem:
"De tudo que é nego torto, do manco e do cais do porto, ela já foi namorada! O seu corpo é dos errantes, dos cegos, dos retirantes, é de quem não tem mais nada! Dá-se assim desde menina, na garagem, na cantina, atrás do tanque, no mato..."
Heheheheheheheh!
Segura essa !

Anônimo disse...

Realmente o amor está no ar nesse blog!!!
BJS meninos e parabéns pela nova casa!!!!

Anônimo disse...

Estes dias dei de presente um cd remasterizado do chico de 84, nem preciso dizer que acertei no presente né? Pra quem gosta, as pérolas do Chico não tem preço. Eu não sou fã, mas respeito o conteúdo, o que me irrita são as tiazonas dizendo que querem dormir com o chico, aja saco pra tanta menopausa.