quinta-feira, novembro 16, 2006

Nem toda relação deve ir adiante

Lembro de uma vez, na (boa) época em que fazia análise, em que minha psicóloga me explicou que cada casal se "encaixa" de uma maneira única e particular. Às vezes, mesmo quando as pessoas são apaixonantes e estão ambas interessadas em fazer a relação dar certo, o fato é que o encaixe entre elas ocorre de uma tal forma que inviabiliza a relação.

Já vi isso acontecer. Pessoas boas, que têm vontade de fazer dar certo, mas que interagem de uma forma, por exemplo, onde uma seja extremamente dominante sobre a outra, que acaba se retraindo. Ou então a relação ocorre de um jeito que faça com que uma pessoa sugue a energia da outra, deixando-a com uma baixa auto-estima. Sei lá, esses são só exemplos.

Outro tipo de problema muito frequente são as pessoas "estragadas". Conheço muita gente com problemas sérios (pode ser alcoolismo, vício em drogas, compulsão pela traição, mania de brigar na rua, mania de perfeição, ou qualquer outra psicose) que, a despeito de todos os seus problemas, são carismáticas e apaixonantes. Já vi gente entrar de cabeça em relacionamentos com esse tipo de pessoa e, além de não conseguir ajudá-la, ainda acabar sendo puxada para baixo e adquirindo os mesmos defeitos ou vícios. Cuidado para não se deixar transformar em muleta de ninguém, ainda mais de alguém que não ache que precise mudar! Obviamente, ALGUMAS VEZES dá até para ajudar a pessoa. O problema é que quem está apaixonado SEMPRE acha que dá! Não é bem assim...

Enfim, acho que nem toda relação, a despeito de haver paixão ou até amor, deva ir adiante. É preciso coragem para não acabar perpetuando um erro que vá custar muito caro no futuro.

2 comentários:

Jorge disse...

Eu vejo isso como uma forma de "tempo" que a pessoa esteja vivendo. Às vezes pode se encontrar alguém legal, que complete, encaixe, mas uma das pessoas pode ainda estar envolvido com alguém, não querer nenhum relacionamento no momento, estar sem saco para levar qualquer coisa séria adiante, problemas familiares, no trabalho ou de saúde. Enfim, são n motivos que podem fazer com que 2 pessoas que poderiam ter um lance legal, quem sabe um amor, mas que os momentos sejam bem distintos.
Essa história de pessoas ESTRAGADAS é realmente complicada. Mudar outra pessoa é muito difícil. Ainda mais se o problema for compulsão à traição, desvio de caráter ou algum vício. Muitas vezes a pessoa não assume isso como um problema e fica difícil mudar. Para mudarmos, necessitamos que primeiro sejam analisadas e reconhecidas as deficiências.
Eu já vivi os 2 exemplos, mas hoje sou muito mais pé no chão. Sei reconhecer melhor os momentos e problemas dos outros, assim como os meus. Pode parecer fácil, mas não é. Dá um mega trabalho e como disse, muitas horas de análise. Ah, então quer dizer que eu s[o acerto e tenho sempre certeza das minhas ações? Hummm, acho que não, ninguém é perfeito! Mas também não posso dizer que caio ou mesmo crio armadilhas facilmente.

KahSilva disse...

O problema é que quem está apixonado não sabe a hora certa de terminar a relação, pois sempre acredita que o outro pode mudar, ou ele próprio possa mudar.É dificil reconhecer quando uma relação tem que acabar.Um beijo!!