quarta-feira, novembro 29, 2006

Quadrinhos

Cara, eu A-DO-RO quadrinhos. Sempre gostei. Já vendi minhas coleções umas 3 vezes, mas sempre volto a comprar, não tem jeito.

Os quadrinhos normalmente são associados a coisas feitas para crianças, mas a coisa não é mais assim. Um sinal interessante disso é a quantidade de gente da TV e do cinema que anda invadindo a indústria de quadrinhos e vice-versa. Por exemplo, Joss Whedon (roteirista de Buffy, Angel e Firefly) escrevendo X-Men, J. Michael Straczinsky (criador e roteirista de Babylon 5) escrevendo o Homem-Aranha, etc.

A última sensação dessa indústria nos EUA é um evento que está abalando todas as revistas da maior editora de HQ americana, a Marvel (casa do Homem-Aranha, X-Men, Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, etc.). Os principais roteiristas da editora criaram uma saga, na qual aproveitam para criticar o clima de medo vigente nos EUA desde o 11/9, a redução das liberdades individuais em prol de "segurança", as manipulações do governo, a polarização da mídia (CNN x fox News), etc.

Resumindo, um grupo de heróis mequetrefes tenta capturar um cara muito mais forte do que eles. O resultado desastroso é a explosão de um bairro inteiro de uma cidadezinha dos EUA, matando 600 pessoas, sendo 60 crianças da escola local e os próprios "heróis".

Com isso, a opinião pública vira toda contra os heróis e o governo dos EUA começa a tratá-los como uma ameaça à segurança nacional, mandando para o congresso um projeto de lei para forçá-los a revelarem suas identidades, a se cadastrarem como agentes oficiais do governo, recebendo treinamento apropriado de agentes da lei, etc. Quem não se submeter ou der abrigo a qualquer um deles, vai em cana, se preciso for, caçados pelos colegas que se registrarem.

A história é toda muito bem escrita e fala exatamente do momento de medo e paranóia vivido agora pelos americanos, por conta do terrorismo. O nome do evento é "Civil War", devido ao racha que provoca entre a comunidade de heróis e ao clima de verdadeira guerra que toma conta do país.

Sem sacanagem, se vc gosta de ler sobre ficção, vale a pena dar uma olhada. É, eu sei que eu sou um maldito nerd e vc não deveria me dar ouvidos, mas dê um crédito aos quadrinhos! rsrsrs

Segue um link para um HD virtual com quase todas as edições, numeradas (mais ou menos) por ordem de publicação. Muitas delas estão em inglês, mas é bom para praticar! Não precisa ler todas, as edições de "Civil War", "Spider-Man", "New Avengers" e "Civil War Frontline" são as principais. http://www.4shared.com/dir/709196/274f9a3e/sharing.html

Como dificilmente algum outro tarado vai querer ler tanta coisa, segue a melhor edição de todas, que pode ser lida independentemente das demais: Edição 33 - New Avengers 22. Só para ter noção de como estão as HQ's hoje em dia.

Provavelmente, ninguém que lê este blog vai dar a mínima para isso, e eu dificilmente voltarei a tocar nesse assunto. Eu mesmo conheço pouca gente que goste de quadrinhos. Mas não custa lançar o convite no ar!

4 comentários:

Jorge disse...

Ah J., eu vou verificar quando tiver tempo. Tenho que confessar que eu adoro quadrinhos tb, mas sou mais Disney e Maurício de Sousa. Em breve vou blogar sobre isso...

Anônimo disse...

Ah eu gosto de quadrinhos, mas fico na Mafalda, Niquel Nausea e Calvin.

J disse...

Hahahahaha, Niquel Náusea é muito maneiro!!

Anônimo disse...

"Civil War" está estupenda - tirando a vilanização do Homem-de-Ferro... mas eu acredito que o autor fez isso por algum motivo... Esperemos

(E olha que eu sou mais DC do que Marvel)

ps: eu cheguei aqui através do blog da Carla (só pra vc nao pensar "de onde vem esse perdido"?)