segunda-feira, novembro 20, 2006

A arte de dizer não

"Jorge, vamos para aquela balada hoje à noite?" Ou então: "Hum, acho que aquele DVD é maneiro, preciso dele". Essas são 2 frases que retirei aleatoriamente para exemplificar a arte de dizer não. A essas duas frases, é difícil eu dizer não, a não ser que realmente eu esteja mega cansado, com compromissos ou que esteja muito sem grana, respectivamente. Enfim, poderia dar muitos exemplos, porém, resumindo a história, eu tenho uma grande dificuldade em dizer não.
Dizer não é negar a algo que eu quero, mas não posso. É dizer não a algo tentador, porém que não deve ser feito no momento. Dizer não nada mais é do que se permitir não ser escravo dos meus desejos. E eu decidi seguir esse caminho. Não é fácil. Sou leonino, mimado, solteiro, independente, enfim, coisas que só pioram o quadro geral... risos.
Estou aprendendo a dizer não. Estou aprendendo a escolher. No dia 3 de dezembro, tem um show da Zélia Duncan (que eu amo de paixão, quase não perco shows dela no RJ) e nesse mesmo dia, já comprei ingresso para ver a peça do Renato Russo. Ao saber da notícia, fiquei fazendo planos mirabolantes para tentar ver os dois. Como sou engenheiro, fiz bem as contas e concluí que não rola. Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Então, decidi pensar numa forma de trocar os ingressos da peça do Renato, para poder ver o show. Detalhe: comprar o ingresso da peça me fez ir ao Centro do RJ, fazer um esquemão de compras de ingresso com um amigo, enfim, foi uma lenha. E eu pensando em refazer tudo isso. Apesar do meu desejo ser forte, neguei a ida ao show da Zélia. Outros virão. Eu tomei essa decisão baseado na razão. Não dá para atender a todos os desejos.
Uma vez eu li que quando Deus quer enlouquecer uma pessoa, ele concede a ela todos os seus desejos. Deve ser verdade. Eu vejo pessoas com vários talentos e que por isso, não se decidem para que rumo devem seguir. Outras que tem uma vida maravilhosa, com ótima formação, família estável, boa situação financeira, e mesmo assim passam por depressão. Creio que tomar decisão, seguir a vida, fazer as coisas usando a razão e a emoção, sejam bons caminhos.
Finalmente, acho que dizer não é muito difícil, não é uma tarefa fácil. Porém, reconhecer essa dificuldade e nossa limitação em não ceder às tentações seja um belo passo. E na vida, temos que ir devagar mesmo, passo a passo, uma coisa por vez. Portanto, cada vez que você seja chamado para programas que não queira ir ou não tenha dinheiro sobrando para gastar em supérfluos, diga não. E estufe o peito em seguida, orgulhoso de sua decisão. Vai fazer um bem...

7 comentários:

KahSilva disse...

É tão difícil ter que dizer não prá gente mesmo, né?Quem dera pudessemos ter tudo que queremos.Aprender a nos dizer não é uma durão lição.Sucesso prá voc~e.Beijo e ótima semana!

J disse...

"Cada escolha, uma renúncia: isso é a vida."

Anônimo disse...

Te mandei um e-mail com um texto que achei interesssante sobre o tema. Bjs!

Anônimo disse...

O melhor mesmo é quando temos coragem de dizer SIM. Um sim para a vida, para o amor, para um dia de sol e praia, para o amigo,...

Anônimo disse...

Nem NÃO , nem SIM demais...
A sabedoria é o equilibrio...

Anônimo disse...

Mais sim do qeu não!

Anônimo disse...

Olá Jorge!
Sou eu de novo. Gostei tanto do tema, que tomei a liberdade de escrever a respeito no meu blog.
Passa lá e dá uma espiadinha!
BJSSSSSSSSSSSSSS
http://tocandoemfrente.blog.terra.com.br/