quinta-feira, junho 21, 2007

Liberdade e responsabilidade

Realmente nós somos, desde cedo, bombardeados com proibições e com uma didática fundamentalmente baseada na negação de determinados comportamentos e idéias. Concordo que muito melhor nos faria ser educados de uma maneira mais afirmativa, em que bons valores (ou virtudes) nos fossem ensinados de uma forma menos "enquadrante" e mais construtiva do que a que vemos por aí. Convém lembrar que é graças a pessoas que não aceitaram esse "enquadramento" que hoje sabemos que a Terra é redonda e que gira em torno do Sol.

O excesso de proibições e de paradigmas (essa palavra já foi moda), com certeza, tolhe a criatividade e a inovação, e devemos ter uma cabeça aberta e sempre viva, humilde e generosa para ser capaz de acolher novos conceitos e idéias.

Essa abertura, no entanto, não pode ser confundida com uma postura meio anárquica, meio vazia, que acolhe a qualquer porcaria que nos seja apresentada, que nos faça mudar de rumo a qualquer brisa que nos soprem no ouvido. Temos que ter personalidade, sermos muito críticos e, principalmente, conscientes de que a liberdade e o livre arbítrio sempre trazem consigo uma carga de responsabilidade. Todas as nossas ações têm consequências (dããã), tanto para nós como para os que nos cercam.

Por isso, ter a cabeça aberta não deve ser sinônimo de "vale tudo", "liberou geral" e outros chavões meio porra-loucas. Não, na vida não vale tudo, muito cuidado com isso. E mesmo algumas coisas que valem podem não nos convir. Senso crítico, pessoal!! A liberdade é um bem precioso e uma ferramenta poderosa para o pensamento e para o nosso crescimento. E, parafraseando um personagem querido (nerd, nerd, nerd!!!!), "com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades".

Só para lembrar, eu e o Jorge já escrevemos sobre esse assunto em:

http://diamonds-bullshit-and-stuff.blogspot.com/2006/10/good-girls-go-to-heaven-bad-girls-go.html

http://diamonds-bullshit-and-stuff.blogspot.com/2006/10/everywhere-why.html

2 comentários:

Jorge disse...

Com certeza há de se ter responsabilidade. Como eu gosto de afirmar sempre, todo direito é atrelado a um dever!

KahSilva disse...

fazer só o que se quer não dá certo, acaba por tolher os direitos de outros.É preciso não confundir liberdade com libertinagem, e ter noção de quando acaba o direito e começa o dever.Muito bom teres falado sobre esse assunto.Beijos!!!