terça-feira, fevereiro 13, 2007

Filmes que me marcaram e o porquê

Forrest Gump:

O filme é todo maravilhoso, mas me marcou especialmente um trecho no final, no qual o Forrest encontra o filho dele. A PRIMEIRA preocupação dele é perguntar para a mãe se o filho era como ele, ou se era um menino inteligente. Achei lindo como, com esse gesto, ele se mostrou muito consciente de que era um cara mentalmente limitado, claramente demonstrando também o quanto isso foi para ele motivo de sofrimento.


A Lista de Schindler:

Assistir ao processo de transformação de um industrial frio e egoísta em um homem disposto a se sacrificar pelo próximo foi fantástico. Me marcou especialmente o momento no final do filme, em que ele está para fugir da fábrica. Ele desata a chorar porque o broche de ouro que estava usando poderia ter salvo mais uma vida e o carro no qual fugiria poderia ter salvo talvez mais cinco. A mensagem "quem salva uma vida, salva o mundo inteiro" ficou maravilhosamente representada nesse filme.


Matrix:

A história genial, o climão do filme, as referências a Alice no País das Maravilhas, os efeitos especiais absolutamente inovadores... enfim, maravilhoso. Se não citasse esse filme, certamente seria expulso do clube dos nerds.


Trilogia Senhor dos Anéis:

O clima épico, a grandiosidade dos cenários, os personagens (certamente melhor representados no livro, mas cinema é isso aí), a riqueza de toda aquela mitologia condensada em um único mundo de ficção, a nobreza de diversos personagens (Aragorn, Gandalf, Théoden), a trilha sonora sombria, delicada e épica ao mesmo tempo, todos esses motivos e muitos mais colocam essa trilogia na minha lista.


Sintonia de Amor:

Esse é uma tremenda água-com-açúcar, mas me lembro de ter ficado emocionado com a parte em que o Tom Hanks descreve ao telefone para um programa de rádio o sentimento de perda e de vazio deixado pela ausência de sua esposa.


Top Secret:

Uma das melhores comédias de todos os tempos. Quando o bezerro e o touro pegam os caras vestidos de vaca, quase choro de rir.


Monty Python em busca do cálice sagrado:

O filme não é nada convencional e o humor é britânico, portanto é preciso assistí-lo com a cabeça aberta. Mas tem muitos trechos memoráveis, como os cavaleiros que dizem “NI”, o coelhinho assassino, o método para descobrir se uma mulher é uma bruxa, a luta entre Arthur e o cavaleiro negro (“volte aqui, seu covarde, eu ainda posso te morder!!!”), os escudeiros fazendo com coquinhos o barulho dos cavalos (os caras zoaram até com a própria falta de orçamento), a eterna discussão sobre as andorinhas... um clássico!


Coração Valente:

Pela ilustração da deplorável “nobreza” inglesa no tratamento com suas colônias, e pelo grito de liberdade de rasgar a alma no final.


Os Suspeitos:

Pelo final sensacional! Kevin Spacey é o cara.


O Sexto Sentido:

O final já seria motivo suficiente para registrar esse filme aqui. Além disso, ainda tem o diretor M. Night Shyamalan, como sempre, arrancando bons sustos da platéia (detalhe importante: sem precisar gastar um puto em efeitos especiais, ou seja, fazendo uso somente de sua habilidade em conduzir um suspense). Os outros filmes dele não tiveram histórias tão geniais como esse, mas a habilidade do cara continua lá.


Perfume de Mulher:

"I'm in the dark!!! I'm in the fuckin' dark!!!" Pacino tb é o cara...


Com o tempo, certamente lembrarei de mais filmes que me marcaram mas, por enquanto, é só.

4 comentários:

KahSilva disse...

Certamente são filmes memoráveis,ótima escolha,eu ainda citaria O Silêncio dos Inocentes e o Fugitivo.O que me tocou mesmo foi sua descrição dos filmes, digna de Rubens Ewald Filho!Beijo!
PS:Adorei ver Sintonia de amor sendo citado, amo esse filme.

Sobre tudo e nada ao mesmo tempo disse...

São tantos os filmes que mexem com a gente nê ?!
Minha lista seria enorme também, até mesmo filmes que não são tão conhecidos.... Me fizeram muitas pensar e repensar minha vida...

Bela escolha !!

Beijos

Jorge disse...

Falar de música e filmes são 2 assuntos que eu gosto muito. Já estou articulando a minha lista!!!

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!