domingo, fevereiro 18, 2007

Carnaval

Chegou o Carnaval! Eu gosto bastante desse período em que a cidade vive essa festa profana e fica entregue ao reinado do Rei Momo. É nessa época que anônimos brigam para virarem estrelas, terem os seus 5 minutos de fama.
Carnaval sempre me lembra momentos bons e animados. E com isso transporto minhas lembranças para o ano de 1984. Eu, um garoto de 7 anos, vendo a Marquês de Sapucaí virar o Sambódromo, berço do samba. Nesse ano, a Globo decidiu não apostar nos desfiles em dois dias. Coube a novata Rede Manchete transmitir os desfiles. Não preciso nem citar a lavada de audiência que ocorreu. A partir dali, a Globo passou a entender que o Carnaval era coisa profissional.
E foi justamente nesse ano que eu me lembro de começar a acompanhar os desfiles. E então eu vi a águia da Portela entrando na avenida e aquilo me tomou o coração. Quando eu vi, já era portelense de carteirinha. Pena que depois daquele ano, nunca mais vi a minha escola ganhar o Carnaval...
Mas esse marco inicial ficou gravado em minha memória. A partir dali comecei a comprar discos com os samba-enredos, passei a entender mais sobre os desfiles e comecei mesmo a torcer! Lembro que minha tia Marilene levava a televisão dela, que era a maior da família e mais nova – uma TV a cores de 20 polegadas!!! – para o quintal da casa da minha avó e lá todos passavam a noite vendo os desfiles. Bem, nem todos... Alguns tentavam, outros dormiam nas cadeiras de praia em frente a TV, outros iam para suas camas, mas eu quase sempre resistia ao sono, encantado pelo que via.
O tempo foi passando e esse costume foi trocado por viagens a Saquarema e Araruama pela minha tia. Mas eu continuava a fazer isso, mesmo que fosse só com minha avó ou mesmo sozinho, na maioria das vezes.
Me lembro de desfiles maravilhosos, como “O Mundo é uma bola”, da Beija-Flor (1986), no qual a Sapucaí encheu, devido a fortes chuvas. “Ratos e Urubus” da mesma Beija-Flor (1989), no qual Joãosinho Trinta levou o Cristo coberto por um plástico preto com uma faixa dizendo “Mesmo proibido, olhai por nós”. Nesse mesmo ano, a Imperatriz levou o título com um Carnaval maravilhoso, com o “Liberdade, Liberdade, abra as asas sobre nós”, ganhando o campeonato em cima da Beija-Flor, até então favorita. Tiveram dois Carnavais maravilhosos da Mocidade, em 1985 – “Ziriguindum 2001” – e 1986 – “Tupinicópolis”. Depois a década de 90, com Mocidade levando o “Vira Virou a Mocidade chegou” e “Chuê Chuá, as águas vão rolar”. Depois disso tivemos alguns desfiles também memoráveis, como o “Gosto que me enrosco” da Portela, “Catarina de Médicis na Corte dos Tabajeres e Tupinambôs”, da Imperatriz, “Luzes, trevas e explosão”, da Viradouro. Já a partir de 2000, tivemos belos desfiles da Beija-Flor, da Unidos da Tijuca e outras escolas.
Enfim, minha memória é grande quando se trata de Carnaval - é, não só Carnaval, mas em cultura geral. Eu sempre adorava ver os carros alegóricos na Presidente Vargas antes de entrar na Sapucaí. Isso me fazia me sentir mais preparado para o que iria ver a noite.
O tempo passa, a gente evolui, mudam alguns gostos. Hoje em dia eu já não sou tão aficcionado assim. Já vi o desfile de todos os lugares da Sapucaí, conheço muitas histórias de Carnaval, continuo me emocionando com a Portela, não vejo mais todos os desfiles e nem compro mais discos com samba-enredos. Porém, hoje e amanhã, irei na Presidente Vargas novamente, ver os carros alegóricos sendo preparados. E lá, me recordarei dos meus tempos de adolescente, quando era um menino aficcionado pela magia do Carnaval das escolas de samba...

3 comentários:

KahSilva disse...

Meu pai é músico e sempre tocava em carnavais, então tenho sempre sabia todos os enredos de tanto ouvi-lo ensaiar(que dor de cabeça), então mesmo sem gostar muito sempre estive envolvida com carnaval, mas o pior foi quando comecei a namorar que ele prá não me deixar sozinha(a mãe não largava ele)ele me levava pros salões onde ia tocar, eram minhas piores noites, vai ver foi por isso que passei a preferir os filmes no lugar dos desfiles na Tv.Um beijo,ótima semana!!

Anônimo disse...

deixa a leci brandao saber q c entende tanto assim de carnaval.....vc acaba roubando o lugar dela dia desses!!!!

Anônimo disse...

Adorei o post e relembrar algumas coisas que marcaram outros carnavais. Eu não tenho mta paciência de acompanhar os desfiles, mas sempre corro pra frente da TV pra ver os flashes dos noticiários e as principais atrações de cada escola. Este ano vários amigos desfilaram aqui em SP, o que me fez acompanhar um pouquinho mais ... queria fechar um CD com os sambas enredos mais famosos. Vc me ajudou aqui bastante =)