quarta-feira, janeiro 10, 2007

Traição e Perdão

Quando fizemos uma série de posts sobre o amor, tocamos no assunto traição. Na época, eu disse que um dia voltaria a tocar no assunto. Pois bem, chegou o dia. Eu sempre afirmei que para mim a traição dependia muito de que ponto de vista era analisada. Pense bem: infidelidade é necessariamente traição? O que é ser infiel? O que é ser traidor em uma relação a dois?
Veja a cena: Você está passando calmamente por uma rua e de repente vê o marido de sua amiga saindo de um motel com uma mulher que não é a sua amiga. Será que ele está traindo-a? Você pode estar 100% certo disso? Já vi casais que se permitem a uma escapadinha de vez em quando. Ou então no casamento algo pode não estar indo bem e essa solução pode ter sido uma que foi tomada por ele - ou eles. Quem pode julgar se houve traição? Quem pode dizer que tem que haver uma pena a ser cumprida nesse caso?
Mesmo que a sua amiga na fictícia história acima não saiba o que houve, a decisão de manter ou não o casamento cabe aos dois. Ela pode ficar chateada, surpresa, histérica, enfim, pode ter n reações. É uma surpresa, talvez para ela também.
Agora imagine nessa mesma situação, o marido gosta de caçar pela internet. Ele também estaria traindo se apenas brincasse para passar tempo? E se ele marcasse encontros, mesmo não havendo sexo? Seria isso um tipo de traição menor, de segunda linha? Ou não seria uma traição?
E olhar mulheres na rua? Cobiçar mulheres em vários locais? Ir a boates e termas, mesmo que sendo com os executivos da empresa, para fechar um grande negócio? Isso também seria traição? Olhar alguém, cobiçar, cantar, flertar, tudo isso seria uma traição ao casamento, aos valores estipulados pelo matrimônio?
Era exatamente no matrimônio que queria chegar. Acho que pela visão da Igreja, isso tudo seria traição sim. Mas nos dias de hoje, acredito muito mais em regras, pactos e acordos. Um casal pode ser feliz dessa forma. Se querem abrir o relacionamento e isso faz bem a eles, beleza. Se se permitem a ter uma vida mais moderninha, tudo bem. Se se permitem flertar, olhar, paquerar, sem sexo, quem há de julgar?
Acho que todos seres humanos são passíveis a traição, seja em que esfera for. Portanto, perdoar é uma arte que nem todos nós temos feeling para praticar. Acredito que toda situação deve ser amplamente analisada pelo casal, nada tem que ser feito de cabeça fria. Se houve alguma traição, ela tem que ser avaliada por ambos, verificarem a situação que se encontram, o que pode ser feito para melhorar a convivência a dois, enfim, respostas às perguntas que facilitarão a vida de ambos.
A maior traição que vejo é a da própria pessoa com seus valores. Trair a si mesmo não tem preço. Por isso, há de haver o perdão para que possamos evoluir sempre. E que os erros fiquem no passado, mas que sejam sempre lembrados em momentos de fraqueza, para que possamos construir um futuro melhor...

Te perdôo
Por fazeres mil perguntas
Que em vidas que andam juntas
Ninguém faz
Te perdôo
Por pedires perdão
Por me amares demais

Te perdôo
Te perdôo por ligares
Pra todos os lugares
De onde eu vim
Te perdôo
Por ergueres a mão
Por bateres em mim

Te perdôo
Quando anseio pelo instante de sair
E rodar exuberante
E me perder de ti
Te perdôo
Por quereres me ver
Aprendendo a mentir (te mentir, te mentir)

Te perdôo
Por contares minhas horas
Nas minhas demoras por aí
Te perdôo
Te perdôo porque choras
Quando eu choro de rir
Te perdôo
Por te trair

(Mil Perdões - Chico Buarque)

2 comentários:

Sobre tudo e nada ao mesmo tempo disse...

Tão complicado também perdoar, mas claro que cabe ao casal decidir o que é uma traição, fui traida tentei perdoar, e a traição foi tornando-se maior, não tenho vergonha em dizer que fui traida,e também que isso me feriu muito, mas a traição maior não foi ter tido um caso e sim a traição dos principios que ambos valorizam no casamento.

Anônimo disse...

Jorge,
Muito legal esse texto!Também fui traída, mas hj consigo ver de uma forma diferente a traição, vc tem razão , cabe ao casal decidir o que é traição.E para a igreja , infelizmente , TUDO é traição, até um olhar !!