segunda-feira, maio 10, 2010

Mães

Dia das Mães. Para uns, uma data comercial, com objetivo de vender presentes, faturar mais e fazer girar o comércio. Muitos dizem que todo dia é dia das mães. Porém, acho legal essa tradição. É como parar um dia e agradecer a nossa mãe tudo que ela fez - e faz - por nós.
Seja comercial ou não, esse dia funciona. É uma das datas mais lucrativas para o comércio em geral: os shoppings ficam cheios, com os filhos comprando presentes para as mães, sem contar os restaurantes, que ficam um verdadeiro "inferno", de tão lotados.
Acredito que tamanho sucesso da data venha da importância das mães. Afinal, são elas que nos põem no mundo e nos criam. Daí vem a tamanha importância. Eu acho que ser mãe é uma coisa tão séria que não é qualquer mulher que deveria ser mãe ou mesmo ter tantos filhos.
Ser mãe não é fácil, não é brincadeira, longe disso. Ser mãe é cuidar. Ser mãe é abrir mão de horas de sono. Ser mãe é estar presente nos momentos cruciais. Ser mãe é educar. Ser mãe é participar. E ser mãe é, principalmente, formar cidadãos. Sim, mãe não cria os filhos para ela mesma. Ela os cria para a sociedade. Ela os cria para a vida.
Lógico que os pais também tem sua parcela de contribuição e responsabilidade nessa história toda, mas a parte mais pesada recai sobre a mãe, com certeza. É ela que geralmente convive mais com os filhos e que tem maior responsabilidade. Por isso, o dia das mães é uma data tão especial e comemorada.
Esse é o segundo dia das mães que passo não morando mais com minha mãe. É engraçado como tudo mudou desde então. Se antes ela fazia questão de almoçar fora, agora ela faz questão de cozinhar para os filhos, que já não moram mais com ela. É uma forma de reunir todos à mesa e relembrar os velhos tempos. Notar que o tempo passou, as coisas mudaram, mas a família continua. E nada melhor que o lar, a comidinha da mamãe, para poder nos remeter a tal passado.
Mãe pra mim é um cais. A vida é o mar. A gente sai para nossas viagens em alto mar, mas sabemos que sempre haverá um cais para aportarmos, para poder trocar mensagens e informações com a terra firme. Por isso devemos dar valor. Porque só aqueles que ficam à deriva dão o exato valor de um porto, de um cais, da terra firme. Quando se perde tal referencial, geralmente achamos outros, mas nenhum se compara aquele cais inicial, no qual sabíamos que era 100% confiável.
Diz o ditado que ser mãe é padecer no paraíso. Cazuza cantava que só as mães são felizes. E eu digo que as mães são nosso cais. Outros dirão outras coisas sobre mães. São seres difíceis de serem definidos, porém cercados de belos adjetivos e muito amor. É só falarmos em nossas mães para mudarmos nosso tom, nosso sorriso, nosso semblante. Mãe é tudo de bom!!! Parabéns a todas as mães que sabem seu papel e os honram! E fica um parabéns especial a minha mãe e a minha irmã, que é mãe de duas lindas meninas!

4 comentários:

Unknown disse...

tbm, com um filho como vc, fica fácil ser mãe né....rs

Jorge disse...

Obrigado, fico lisonjeado!

Rachel disse...

Jorgito! é por essas e outras q eu me pelo toda! Imagina, ser responsável por uma criatura tão frágil quando nasce, provê-la de comida, carinho e segurança, além de todas as outras superficialidades q julgamos importantes? Como diria o "filósofo" Luciano Huck : LOUCURA LOUCURA! mas sorte de nós q temos uma mãe presente e atuante! bj pra vc, sônia, alessandra, mariana e juliana; mães de hoje a amanhã

Jorge disse...

Valeu, Rachel. Relaxe, sei que você será uma grande mãe. Quanto a isso não tenho dúvidas. Se você tem, esqueça e pode se preocupar com outra coisa...
Bjs