segunda-feira, novembro 05, 2007

Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional

Hoje de manhã recebi um e-mail que continha a frase abaixo. Logo de cara ela me ganhou:

"Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional."

Realmente é uma verdade. Não temos como fugir desse destino. Mas crescer, nos tornarmos pessoas melhores, com mais alegria de viver, sorriso estampado no rosto, amar, ser amado, buscar a felicidade onde quer que ela esteja, isso sim é uma opção.
Tem pessoas que preferem ficar reclamando da vida ao invés de vivê-la. Nesse mesmo texto, tem uma passagem que diz que as pessoas idosas não se arrependem do que viveram e sim do que não viveram, seja por preguiça, por falta de iniciativa ou coragem.
Viver é ter coragem. Todo dia somos desafiados, postos frente a problemas que parecem maiores do que realmente são. Cabe a cada um de nós saber desvencilhar desse mar de coisas e poder viver a vida da melhor forma.
Por essas e outras é que eu quero poder cada dia mais viver minha vida. Tenho meus sonhos, meus valores, adoro muitas pessoas que me cercam, sou muito grato pelos amigos e colegas que fui fazendo pelo caminho. A todos eles eu devo um pouco do que sou hoje.
E sou grato, lógico, à minha família, que por mais que eu seja um cara fechado, chato e ranzinza, estão sempre ao meu lado. Como diria minha terapeuta, "amor de mãe é o único amor incondicional".
Estou com 31 anos. Quando era mais novo, sempre achei que com essa idade eu teria uma vida completamente diferente da que tenho. Mas as nossas escolhas nos levam a caminhos e destinos totalmente impensados. Porém, tudo isso faz parte do meu crescimento. E não vou me recusar a crescer. Um brinde à maturidade!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Como vc pensava que sua vida seria aos 31 anos?
Amos os seus textos.
Hj vc me animou muito com esse.
Abs

Jorge disse...

Ah, eu achava que estaria casado, teria filhos, estaria trabalhando que nem gente grande... rs
Obrigado pelos elogios, também sempre visito seu flog, só não comento pq eles proibiram os não floggers de comentar...
Ele está até nos meus favoritos do note e do blog!

Anônimo disse...

Não são ponteiros... são espadas!
O tempo é implacável.
Preferia que fosse como em 'Admirável Mundo Novo', em que as pessoas viviam pouco (50 + ou menos) mas conservavam a beleza da juventude (além de viver em um agradável estado de doping).
Pior, muito pior que a morte é a velhice. Pior que ela, só a dor.