quarta-feira, agosto 01, 2007

Desvalorização dos Subúrbios Cariocas

Como todos que lêem o blog sabem, eu moro no Rio de Janeiro. Para ser mais exato, na Penha, um bairro da Zona Norte do RJ. O meu bairro é considerado classe média baixa. Não é um bairro com tantas opções de coisas para se fazer. É um bairro residencial, com alguns pontos de comércio popular e muitos galpões para firmas de automóveis em geral, dentre outras pequenas empresas.
Hoje, depois de 20 dias sem malhar, decidi que já era mais do que a hora de voltar. Ao chegar na academia, uma surpresa: o Carrefour havia fechado. Calma, explico: é que a academia fica em uma área de serviços do Carrefour, que também tem curso de computação, banca, lotérica, loja de colchão, purificadores de água, lanchonetes, Mc Donald's, locadora de DVD's e por aí vai...
A explicação dada (ainda não exata) foi de que o supermercado vivia no vermelho, já que o Carrefour era considerado um supermercado elitizado para a região. Na esquina do Carrefour tem um shopping center, o Carioca Shopping. E lá tem um Extra que também reduziu seu espaço em 50%.
Na Penha, eu cresci indo ao supermercado Sendas com minha mãe. Era um supermercado bem grande, no centro do comércio da Penha. Ele deu lugar ao Bon Marché e mais recentemente, ao Extra. Hoje ele se encontra fechado, desde o ano passado. Junte-se a isso locadoras, lanchonetes de rua, bancas de jornal, sorveterias, açougues, padarias e bares. Os que sobrevivem hoje não são mais como eram antigamente.
Me recordo que quando era criança, eu adorava ir à padaria e escolher pão doce, salgadinhos, fazer um lanche bem gostoso na Sobel. Hoje as padarias que existem não tem mais tamanhas variedades de pão doce. Para ser sincero, as padarias que eu frequentava fecharam. Os lugares que eu comia não existem mais. As carrocinhas de cachorro quente e churros não existem mais. As lojas, bares e padarias deram lugar a oficinas mecânicas, mini-mercados ou estão fechados, com placas velhas e empoeiradas de aluga-se, vende-se ou passo o ponto.
É uma pena que o poder aquisitivo do bairro onde cresci só vem baixando. E com isso, as opções vem caindo. No Carioca Shopping, por exemplo, não existe sequer uma livraria. Apenas lojas grandes e populares, como Lojas Americanas, C&A, Riachuelo, Leader, Ponto Frio e Casas Bahia.
Outro fator importante para essa degradação é a violência. Quando eu era moleque, eu vivia na rua, brincando com os amigos. A nossa preocupação não era com assaltos, pessoas armadas, sequestros, tiroteios e balas perdidas. Nos preocupávamos se iríamos jogar futebol, basquete ou vôlei. Se iríamos jogar Jogo da Vida, Banco Imobiliário ou Scotland Yard. Se o pique esconde valeria se esconder dentro de casa também ou se poderia valer o quarteirão inteiro.
Hoje eu vivo muito pouco no meu bairro. Todas as minhas opções de lazer são basicamente fora, mais para a Zona Sul. O único local da Zona Norte que vem crescendo é na região do Shopping Nova América e Norte Shopping, por ter grandes lançamentos imobiliários, facilidade para se chegar à Barra, proximidade ao Engenhão e fácil acesso.
Às vezes me parece que querem concentrar tudo em alguns lugares. É como se o pessoal da Zona Norte que quiser se divertir e tenha dinheiro para isso, que vá ao Norte Shopping ou para a Barra ou Zona Sul. Como muitos se acomodam, acabam vivendo os seus dias com poucas variedades e acesso a novidades, a não ser pela televisão (sim, temos pelo menos TV a cabo, mas não temos serviços de banda larga, como o Virtua ou Velox!!!)
É uma pena ver o bairro onde eu cresci dessa forma. Passou das 19h, já não se vê as pessoas na rua. Há muito medo e com isso, falta de opções. Eu paro e pergunto se não era hora de se mudar isso? Pois se isso continuar assim, não sei como vai parar. Segregação não faz bem a ninguém, a história já nos provou isso.

2 comentários:

KahSilva disse...

Isso acontece em muitos bairros, e em várias cidades, a intenção agora é concentrar tudo em um único lugar.é triste ver que o lugar quem moramos mudou, prá pior.Beijos!!!

Anônimo disse...

E ate pouco tempo atras...antes da crise no mercado imobiliario americano, eu era obrigado a ler nos jornais do Brasil que o a economia estava otima e o Real valorizado frente ao dolar. Com isso o salario minimo havia aumentado em DOLAR. Eu pergunto.....EU gasto em dolar? Por acaso eu ate gasto, mas com certeza quem ganha salario minimo nao. A economia esta otima para quem? Esse seu texto deveria ser publicado na coluna de algum jornal mostrando a REALIDADE da maioria do nosso povo. Agora voce imagina quem vivem em gramacho, bangu...e assim vai. Sinceramente, nao sei aonde o Brasil vai parar...o Rio entaum...eu tenho medo.