segunda-feira, julho 30, 2007

Balanço do Pan

Pois é, depois da "Maratona do Pan", eu venho destacar alguns pontos que eu vivi nesses dias:
  1. Ingressos: se não chegou a ser caótico, foi muito confuso. A maioria dos meus ingressos foram comprados logo nas primeiras horas de vendas. Apesar disso, houve muita demora para o envio. O ingresso da cerimônia de abertura chegou 3 dias antes apenas. Além disso, o sistema de envio era totalmente falho. E se fosse extraviado? Nos locais de competições não havia leitura eletrônica, apesar de haver códigos de barras nos ingressos. Então, se tivesse sido extraviado meu ingresso, eu poderia pedir outro igualzinho? E quem pegou o meu ingresso extraviado, também iria ao ginásio??? Além disso, eu vi vários ingressos com mesmo assento. Eu mesmo comprei 2 ingressos para a estréia do basquete feminino e ambos os lugares não existiam. Porém, eles foram muito solícitos e nos deram 2 excelentes lugares.
  2. Instalações: todas as que fui (Maracanã, Maracanãzinho, Parque Aquático Maria Lenk, Parque Aquático Júlio Delamare, Arena de Vôlei de Praia, Arena Multiuso, Riocentro) estavam de parabéns. Locais limpos, bem bonitos, limpos, banheiros reformados, com lojas e lanchonetes em todas elas. Os placares do Maracanãzinho e da Arena eram um show à parte!
  3. Troca de horários: para piorar a situação de ingressos, tivemos problemas com horários trocados sem a menor cerimônia. Eu acabei não assistindo um jogo do vôlei feminino do Brasil por causa disso. Foi um absurdo. E isso foi gerado para atender a grade da TV (leia-se Rede Globo, nesse caso).
  4. Atletas: foi um show à parte. Os atletas realmente sabiam da responsabilidade de jogar em casa. Destaco a despedida da Janeth, as medalhas do Thiago (eu estava lá nas 2 primeiras de ouro), as medalhas do Diego Hypólito (eu tb estava lá) e do futebol feminino (nem preciso dizer que eu tb estava, né?).
  5. Surpresas: eu fiquei surpreso ao ver quanto foi legal ver algumas competições como o handebol, nado sincronizado, pólo aquático e ginástica artística. Eu nunca achei que seria tão divertido ver tais esportes ao vivo. Muito bom!!!
  6. Trânsito: apesar de ser anunciado um caos no RJ nessa época, ele não veio. Eu fui de carro a quase todos os locais, sendo que em alguns tinha que parar no shopping e ir de ônibus até os locais de competições, e tudo correu bem!
  7. Lanches: eu não quero ver tão cedo na minha frente hamburguer, cachorro quente e pipoca... risos. Ter só o Bob's (exceto na Cidade dos Esportes na Barra, que tinha o KFC também) e com poucas opções não foi legal. Acho que um grave erro do Bob's foi não ter sorvetes. Não existia doces, só salgados...
  8. Lojinhas do Pan: para fanáticos por esporte e consumo como eu, foi a tentação. Saí desse Pan com 2 camisas, canecas, mascote, pins, bola, super trunfo... E isso porque me controlei... rs
  9. Decepções: assistir a derrota da Seleção Feminina de Vôlei diante de um Maracanãzinho lotado foi decepcionante. Eu também assisti outras derrotas, como a do Basquete Feminino, mas nesse caso eu acho que a Seleção não entrou para ganhar e estava mais preocupada com o adeus à Janeth. Também vi o pólo aquático masculino, mas já era sabido que o Brasil não tinha chances diante da Seleção dos EUA.
  10. Gastos: ingressos, lembrancinhas, lanches e transporte me geraram um buraco no fluxo de caixa. Mas valeu a pena!

Apesar dos pesares, o Pan foi bastante positivo. Me diverti, torci, me emocionei, descobri coisas, fiquei em um ritmo alucinante por 2 semanas. Ontem, na cerimônia de encerramento, nem queria acreditar que tudo estava no fim. Mas como o que é bom sempre termina, que bom que pelo menos tenha terminado bem!

Agora vamos torcer para que o Pan tenha plantado uma semente para que o Brasil encare o esporte como formador de cidadãos e que possamos sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, que seria o sonho maior para mim. Agora resta torcer para a campanha Rio 2016!!!

Um comentário:

KahSilva disse...

Saldo positivo no final.e ineja minha que tive que ver tudo pela tlevisão.Que os governantes encarem o futuro do esporte brasileiro mais a sério e criem incentivos.Beijos!!!