quarta-feira, março 28, 2007

Coragem, burrice e um saco cheio de estudar

Estou de volta, após longo e tenebroso inverno. Estava de férias e não tive tempo de escrever. Parece absurdo, né? A história é longa...

Tudo começou em julho de 2005. Eu trabalhava numa multinacional, tinha um bom emprego, possibilidades de ascenção, um nome conhecido, etc. Mas não tinha vida fora do trabalho. Saía de casa às 6:15 e voltava às 20:00 (isso, dependendo do trânsito), cansado, desanimado e estressado. Estava insatisfeito com a minha vida e ainda enxergava um horizonte ainda mais negro pois, para evoluir na hierarquia, precisaria me dedicar ainda mais ao trabalho. Fora de cogitação...

Tudo isso ficava ainda mais irritante, porque sempre tive um projeto de família em que quero estar presente em casa, quero ser um pai e um marido presente, enfim quero VIVER a minha família além dos finais de semana. Onde estava, isso seria impossível.

Até que, em julho de 2005, algo estalou e decidi tomar uma atitude drástica e arriscada. Pedi demissão e passei a me dedicar integralmente a estudar para concursos. Já tinha um excelente em vista, previsto para o final do ano e decidi me inscrever em um outro, apesar de menos interessante, como um "Plano B". Tranquei o mestrado e me entreguei para o estudo de corpo e alma. Estudei até o $%¨%¨$# fazer bico, e olha que o nerdzinho aqui até que gosta de estudar!!

Graças a Deus, nada aconteceu como eu previra! Mas, no final, tudo deu certo, ou tão certo quanto possível. No meio do período de estudo, ainda fizemos a festa de casamento (que já estava marcada) e, em plena lua-de-mel em Bariloche, quebrei a perna (em dois lugares), enquanto brincava no gelo. Voltei para o Brasil, fui operado e passei a estudar na cama (onde, na verdade, passava o meu dia inteiro por dois longos meses de recuperação). Fiz a prova engessado e com dores. Para piorar, o concurso que eu queria foi cheio de maracutaias por parte da banca, deu uma m#$%erda federal e acabou na Justiça, onde se encontra até hoje. Ninguém entrou.

Na época da prova do "Plano B", eu ainda estava confiante de passar no concurso principal e quase nem levantei da cama para fazer a prova. Choraminguei para a Juliana de manhã: "Estou meio sem saco, nem estudei direito para essa prova, são quase 500 por vaga, será que vale a pena fazer??" Ela, providencialmente, respondeu: "Vai, não custa nada, faz a prova sim." "Você me dá uma carona, então?" "Claro que te levo!"

O resultado disso é que, em janeiro de 2006, tomei posse no meu novo emprego público, o tal "Plano B", exatamente 6 meses após ter pedido demissão. O salário não era o que eu queria, mas era pouco menos do que o que a multinacional unha-de-fome me pagava e conseguia pagar as contas com relativa tranquilidade. Dadas as circunstâncias, até que me dei muito bem, pois fiquei muito pouco tempo desempregado e sei que tem muita gente por aí (alguns até muito bons) que fica anos até conseguir passar para algum concurso.

Já com a cabeça muitíssimo mais tranquila, afinal já estava novamente empregado, recomecei então a procurar outros concursos para fazer, que me oferecessem a tal combinação "trabalho desafiante" / "remuneração atraente" / "qualidade de vida" que eu mirava inicialmente. Retomei o mestrado e a correria de estudo para um concurso interessante que surgiu em março de 2006. Passei bem, em quinto lugar. No entanto, para minha sirpresa e decepção, até hoje não fui chamado.

Depois disso, fiquei o segundo semestre de 2006 inteirinho sem nenhum concurso interessante, por conta das eleições. Ataquei meu mestrado, terminei os créditos e avancei até a metade da minha dissertação.

Em outubro, surgiu um forte boato de que um concurso interessantíssimo estaria para abrir em dezembro, com provas em março de 2007. Novamente, deixei o mestrado de lado e caí de cabeça em mais uma maratona de estudos, sendo que, desta vez, em uma área praticamente alienígena para mim. Estudei desde outubro de 2006, direto: Natal, Ano Novo, Carnaval, 1 mês de férias em março, até a prova, no final de março, faltando uma semana para o fim das minhas férias (que férias... rsrsrs). Fiz uma boa prova, acertei 80%. Na verdade, considerando que o assunto era realmente alienígena para mim, até que fiz uma prova muito boa. Mas, com uma relação candidato-vaga de quase 400, o resultado é uma caixinha de surpresas. Vamos ver no final de abril, com as anulações, as notas da redação e os títulos.

O saldo disso tudo, sem dúvida, é positivo. Seis meses após pedir demissão, independente dos percalços, dos períodos de choro, medo e desespero, dos sustos e das reviravoltas da vida, estava novamente empregado. Foi um ato de coragem, do qual ficarei para sempre muito orgulhoso de mim mesmo (e de minha esposa, pois não é qualquer um que aguenta a barra que nós passamos, com a confiança e apoio incondicionais que ela me deu). Mas foi, ao mesmo tempo, um ato estúpido e inconsequente. Afinal, se algo ficou provado nessa história toda, é que concurso público é um troço completamente imprevisível. O primeiro, que eu muito merecia passar, acabou na Justiça por conta de um monte de maracutias. O segundo, que eu não estudei e não merecia passar, passei e passei muito bem, obrigado. Graças a Deus, me chamaram rápido e fiquei pouco tempo desempregado. O terceiro, passei em quinto, mas não levei, sei lá por quê. O quarto, da semana retrasada, ainda é uma incógnita. Enfim, se soubesse que concurso era um negócio enrolado assim, e que não dependeria somente do meu esforço e dedicação, talvez ñão tivesse sido tão "corajoso" a ponto de pedir demissão sem ter outro lugar para ir. Pensando assim, foi uma atitude estúpida e talvez até inconsequente que, graças a Deus, eu acabei peitando. These are misterious ways, the ways we stagger through life.......

Essa historinha toda serve também para explicar (apesar de não justificar) o motivo de tantos longos períodos de ausência do blog. Estou nessa cruzada interminável de estudos há quase dois anos, com um ritmo alucinante e que me exige muito do meu tempo livre. Parei de ler por prazer, parei de jogar no PSII, parei de escrever por prazer, parei de ficar de bobeira. Agora, minha vida se divide entre o estudo e a minha família (agora maior, já que, assim que voltei a trabalhar, começamos a produção da doce Julinha, agora com 3,5 meses).

O foco é esse. "No pain, no gain." Graças a esse sacrifício, já consigo viver minha família de uma forma muito melhor e mais relaxada do que seria capaz se ainda estivesse no setor privado. Mas, infelizmente, até chegar onde preciso chegar, ainda estou em "Esforço de Guerra". Estou super-cansado desse esquema, mas acho que agora falta pouco. Pelos meus planos, acho que consigo meu objetivo até o meio do ano que vem. Até lá, no entanto, é pauleira e, desde já, peço desculpas, sobretudo ao Jorge, pelos períodos de ausência. Quando estiver sem tempo para escrever, meio sumido, pode acreditar que não é frescura nem descaso meu! Já, já, espero estar de volta com força total.

6 comentários:

Jorge disse...

É J, sentimos todos sua falta. Mas acho que aqui o espaço tem que ser totalmente democrático: escreve-se quando quiser, o que que quiser, enfim, não há regras, desde que não se ataque a natureza ou mate criancinhas... rs
Acho que é preciso muita coragem para tomar uma decisão como essa. Eu acompanhei esse período e sei como é foda. Mas é isso aí, "no pain, no gain". A não ser para quem já nasce de quina pra lua, que não é nosso caso.
Mas enfim, boa sorte com tudo e boa volta ao blog. Escreva sempre que possível!
Abs

Anônimo disse...

Seja bem vindo!
Seu amigo ai, segurou as pontas com louvor na sua ausência...
Agora esperamos por seus textos!
BJS aos dois

KahSilva disse...

Você estava bem assessorado aqui no blog, o Jorge vez as suas vezes muito bem...hehe...Mas fico feliz que tenha voltado.Bom o saldo final de toda essa tua"trajétoria" pode se dizer que fou bom, e tenho certeza que com teu empenho ainda vai ser melhor.Torço de verdade por ti e tua familia linda.Um beijo e seja bem vindo de volta!!!

Sobre tudo e nada ao mesmo tempo disse...

Bom muita coragem, mas acredito que na vida nada temos se não tivermos essa coragem.

Agora fiquei desanimada estava pensando em começar a prestar concurso para ter uma certa estabilidade, já que sou consultora, não tenho tempo pra nada, nem pra pensar em começar a construir minha familia....

Beijos e boa sorte

J disse...

Não acho que a opção de estudar para concursos seja uma panacéia, aplicável a todos os males profissionais. Ainda mais hoje em dia, em que praticamente todo mundo pensa nessa possibilidade e concursos que, até 2 anos atrás, atraíam 100 candidatos/vaga, agora atraem 300 ou mais.

Mas, com disciplina nos estudos e muita determinação, acho que é possível, sim. Claro que gostar de estudar ajuda muito, para que o período de sacrifício seja menos sacrificante (argh, a frase ficou horrível, mas é isso mesmo).

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem e sair da dita "zona de conforto"