quarta-feira, março 21, 2007

Meu Erro (e Músicas que me tocam - 17)

Errar é humano, já diz o ditado. Porém, não dá para errar o tempo todo. Para tudo existe um limite, né? Mas, também existe o inverso. Tem pessoas que nunca erram ou pelo menos tentam não errar ou admitirem seus erros. Isso é perigoso!
Eu confesso que já tive muitos erros na vida. Alguns me ajudaram bastante para minha evolução. Outros nem tanto. Porém, eu não gosto de errar. Na verdade, sempre tive medo de errar. E esse medo de errar me faz mal.
Lembro que quando eu era criança ou adolescente, dos itens de material escolar, o item que eu menos usava, com certeza, era a borracha. E isso era porque eu sempre tive medo de errar. Então, eu achava melhor nem tentar ou não olhar que o erro foi cometido. Eu passava adiante e não tentava novamente. E isso fazia com que eu não aprendesse com meus erros. E são justamente os erros que nos fazem crescer. E eu não tinha esse aprendizado da forma completa, como deveria ocorrer.
Depois de uns anos, com muita terapia no lance, eu aprendi a lidar melhor com os meus erros. Assumi-los e enfrentá-los de frente é a melhor forma. Mas isso dói. E ter que lidar com esses problemas que vem da infância, é muito complicado. Porém, na vida temos que enfrentar as coisas uma hora. E essa hora chega se tivermos determinação e muita vontade de mudar.
Hoje eu sei que eu estou mais preparado para isso. Erro e estou encarando. Estou tentando de novo. Buscando soluções diferentes. Soluções melhores para mim e para as pessoas que possam estar envolvidas nesses erros. A vida é feita assim mesmo, somos humanos, logo passíveis de errar, somos imperfeitos e não temos como mudar isso. Não somos Deuses.
Afirmo que meus erros doem muito. Quando olho-os, sinto dores que chegam a ser físicas. Porém, eles me fazem ser - ou tentar ser - um ser humano melhor. E se eu não posso lidar com eles sozinho, peço ajuda. É foda, mas é assim que tem que ser. Orgulho não deve ser um sentimento a ser cultivado nesse caso.
Portanto, estou em um processo de crescimento. Quero melhorar em todos os sentidos. Quero continuar meu processo evolutivo. Quero casar. Quero ir pro céu!!!
Não encarar os erros só nos levam a perdas e problemas que se refletem no futuro. Até pode parecer abandonar o caso, "não usar a borracha", ser a melhor solução. Mas não é. E uma música que me toca diz isso claramente...

Meu Erro - Os Paralamas Do Sucesso

Eu quis dizer
Você não quis escutar
Agora não peça
Não me faça promessas
Eu não quero te ver
Nem quero acreditar
Que vai ser diferente
Que tudo mudou

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer que estar ao seu lado bastaria
Oh meu Deus era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não me abandone

Mesmo querendo eu não vou me enganar
Eu conheço os seus passos
Eu vejo os seus erros
Não há nada de novo
Ainda somos iguais
Então não me chame
Não olhe pra trás

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer que estar ao seu lado bastaria
Oh meu Deus era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não me abandone jamais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto!
É o que você disso mesmo. Todos nós somos passíveis a erros. Errar é humano. Passar a borracha e corrigir o erro é sábio.
Tenho plena certeza sobre sua determinação a mudar e ser melhor. E confio que você vai conseguir.

KahSilva disse...

Tenho certeza que tudo que você mudar vai ser melhor.errar é humano, mas aprender com eles é algo que só pessaos especiais conseguem, e você tenho certeza é uma delas.Um beijo e uma semana iluminada!!!

Anônimo disse...

amigo, que felcidade poder partilhar contigo destes momentos em que enfrentamo nossos erros percebemos tambem o quanto somos iguais e que nssas afinidades nasceu uma amizade eterna. qdo postei a ulima musica, tambem pensei nessa, mas prferi vai valer...
e vamos seguir aprendendo com nossos erros e acertos, pois assim iremos longe, muito mais longe!

Anônimo disse...

É tão bom errar!
Acertar sempre nos torna perto da perfeição e a perfeição é uma carga muito pesada.
Quando aprendi a errar, passei a caminhar mais leve e descobri que o mundo gira sem minha companhia...
Jorge Luis Borges fala isso de forma magnifica em seu poema Instantes: "Se eu tivesse outra vida para viver, trataria de cometer mais erros..."
Cometa erros, perca tempo... é no lento que a vida acontece!
BJSSSSSSSSSSS

J disse...

É, meu amigo, relembrando um antigo ditado, tão xulo quanto verdadeiro:

"QUEM TEM MEDO DE SE SUJAR, NÃO CAGA."