quarta-feira, março 07, 2007

Músicas que me tocam - 16

O ano era 1994. Eu estava em Niterói, indo pela primeira vez na Escola de Engenharia da UFF, fazer minha inscrição em disciplinas. Para mim era um momento de glória. Eu estava com 17 anos, indo me inscrever em matérias que não tinha a menor noção de quais seriam, mas estava indo me matricular na universidade que eu havia passado, que é federal, enfim, o menino chegava à universidade. E com boas perspectivas, afinal um mundo novo se abria para mim.
Como ingressei no segundo semestre, tive um bom tempo de férias, queria voltar a estudar e começar a ir para Niterói, conhecer novas pessoas, como seria o terceiro grau, novo ritmo de vida. E justamente no dia da inscrição, ouvi uma música que para mim era perfeita para aquele momento. Lembro que havia um grupo de aluno no Instituto de Geociências tocando "O bêbado e a equilibrista". Eu, que sempre adorei cantar, qua sempre curti música nacional, escutava ali a música que foi tema de muitos estudantes na ditadura, foi quase um tema da anistia aos exilados políticos.
E para melhorar, essa música é da dupla João Bosco e Aldir Blanc e ficou imortalizada na voz da Elis Regina. Tinha como ter uma trilha sonora melhor???

O Bêbado e A Equilibrista - Elis Regina

Caía a tarde feito um viaduto

E um bêbado trajando luto
Me lembrou carlitos
A lua, tal qual a dona do bordel,
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel
E nuvens, lá no mata-borrão do céu,
Chupavam manchas torturadas, que sufoco!
Louco, o bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil pra noite do Brasil.
Meu Brasil
Que sonha com a volta do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu num rabo de foguete.
Chora a nossa pátria mãe gentil,
Choram Marias e Clarisses no solo do brasil.
Mas sei que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente, a esperança
Dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha pode se machucar
Azar, a esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
Tem que continuar...

3 comentários:

Anônimo disse...

sera q alguem pode nao gostar dessa musica????

KahSilva disse...

Nossaaa, eu realmente amo essa música!!O show de todo artista tem que continuar.Obrigado por cita-la.Beijo!

Anônimo disse...

Concordo com o Rod! Tem como???