quinta-feira, março 08, 2007

Carta às Mulheres

Há muito tempo eu escuto falar em direitos iguais entre os sexos. Vejo muitas mulheres irem a TV, jornais, revistas, dentre outros meios de comunicação, e enaltecerem que é um absurdo em pleno século XXI, vocês não terem os mesmos direitos que nós, os homens. Pois bem, aí eu lanço agora a primeira indagação: "Quem é que concede os direitos de uma pessoa? Existe uma lei, uma regra que diz quais são os direitos dos homens e os das mulheres? Não seria isso algo discutível, conquistado???"
Pois bem, hipoteticamente falando, vamos imaginar que esses tais direitos fossem concedidos (não sei de forma e quais são especificamente os direitos, mas eles se tornaram reais, totalmente factíveis) e que agora vocês mulheres tem os mesmos direitos que nós homens. Seria o fim desse movimento? Pronto, agora somos todos iguais? Iguais? Como assim? E eu que sempre apostei que a beleza do ser humano se escondia nas diferenças!!!
Continuando na nossa hipótese, agora as mulheres tem os mesmos direitos dos homens. Eu também aprendi nas minhas aulas de Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica que a cada direito que um ser humano possua, a ele está atrelado um dever. Sim, para cada direito há um dever. É um binário, não tem como dissuadir. Conseguiu um emprego? Legal, mas agora terá que trabalhar para ganhar o salário. Comprou um carro 0Km? Que ótimo, mas agora terá que pagar o que ele vale para poder usufruir desse benefício. E assim vai...
Agora lanço mais uma indagação: "Nos dias de hoje, que temos várias mulheres se destacando em todos os setores, quem precisa da chancela de direitos iguais?" Acho que esses tais direitos seriam dados pelos homens e isso seria um retrocesso na causa feminina. Eu acredito que vocês mulheres já conquistaram os espaços de vocês e ainda irão se destacar mais. Não precisam que A ou B digam em praça pública que agora todos somos iguais, homens e mulheres. Até porque, convenhamos, não somos.
Além de terem destaque na economia, política, televisão, música, esporte e no dia-a-dia, vocês ainda tem um grande diferencial que nós homens não podemos sentir o gostinho, que é gerar um filho. Eu hoje vejo de perto a minha irmã, que é uma mãe de primeira, e vejo como a maternidade mudou a vida dela em um curto espaço de tempo. Ela hoje se desdobra bem mais do que antes e ainda se sente feliz com tudo isso. Passou por n momentos bons na gravidez, viu o corpo mudar, sentiu os chutes do bebê, pariu e amamentou. Enquanto isso o pai acompanhou, participou, mas não sentiu tudo isso. E essa magia ocorre somente com vocês. Nós homens é que devíamos estar pedindo direitos iguais!!!
Vejo na minha família minha mãe fazendo 60 anos e no maior pique, sendo avó, com uma garra como se tivesse se tornado mãe novamente. Minha avó fez 80 anos e está com saúde e totalmente lúcida, com uma força incrível, depois de ter passado por poucas e boas na sua vida. Além delas, quem não tem exemplo de mulheres guerreiras, seja aonde for ou com qual idade for?
Portanto, diante dos fatos apresentados acima, eu concluo que vocês mulheres não precisam de exigir "direitos iguais". Essa conquista vocês já tiveram há tempos...
Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

Super-Homem (A Canção) - Gilberto Gil

Um dia
Vivi a ilusão
De que ser homem bastaria
Que o mundo masculino
Tudo me daria
Do que eu quisesse ter

Que nada
Minha porção mulher
Que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver

Quem dera
Pudesse todo homem compreender
Oh! Mãe quem dera
Ser verão
O apogeu da primavera
E só por ela ser

Quem sabe
O Super Homem
Venha nos restituir a glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher

4 comentários:

Sobre tudo e nada ao mesmo tempo disse...

Obrigada


Beijos

Anônimo disse...

Acredito que niguém - homem ou mulher - precisa que outrem aprove ou nâo seus direitos (e deveres). Acho que essas idéias são do tempo da minha vovozinha...
Pena que nem todos vejam isso.
Feliz dia das mulheres para aquelas que já se deram conta disso!

KahSilva disse...

Já conquistamos muito, mas ainda há a conquistar,senão por nós, pelas mulheres que vivem no Irã,India e esses outros países que pararam no tempo.Sem querer parecer ultrapassada, eu ainda acho que a melhor profissão prá mulher é ser mãe, e isso como você mesmo disse, não é coisa pouca.Um beijo e linda semana!!

Anônimo disse...

não concordo com tudo o q vc disse, acho que ainda existem muitas mulheres vivendo a margem de tudo, mas achei muito sábio de sua parte, fazer lembrar que exstem mulheres guerreiras mais proximas de odos nós do q imaginavamos, gostei tambem de ter lembrado de alguns privilegios feminos, e por fim, por lembrar que nas diferencas é que podemos ser um todo. muito legal!