segunda-feira, março 15, 2010

Problemas x Soluções

Para todo e qualquer problema existe, no mínimo, uma solução. Nem sempre essa solução, ou soluções, são agradáveis, porém elas existem! E mesmo tendo solução, muitas vezes ela teima em se esconder da gente ou são difíceis de serem postas em prática. Não é tão fácil assim.
Outro X da questão é saber reconhecer um problema. Muitas vezes não sabemos que tal coisa é um problema. Geralmente percebemos quando isso nos incomoda ou incomoda o próximo. Mas nem sempre isso ocorre. Vejamos em termos de comportamento, por exemplo: tem pessoas que não sabem se relacionar com o próximo e acham isso normal, colocando a culpa sempre no outro. Existem pessoas que tem medos, quase fobias, e acham isso super normal. Alguns são gulosos, outros ávaros, outros preguiçosos... E para muitos, isso faz parte da vida. É como se fosse um "defeito de fabricação", ou seja, dá pra conviver e pronto. Ponto final!
Por isso é muito importante nesse processo, saber reconhecer os defeitos e enxergá-los como problemas a serem corrigidos. Ou amenizados, já que nem sempre dá pra corrigir tudo. Entretanto, o importante é não ficar parado.
Tem uma frase que diz que a vida é uma eterna busca. Sempre estamos buscando algo - ou alguém! E essa busca tem que ser pra soluções, que nos faça cada dia mais felizes e centrados, para que possamos ser seres humanos cada vez melhores.
Mais uma semana se inicia e estou buscando isso pra mim. Problemas? Tenho aos montes! Mas vou começar resolvendo cada um a seu tempo e da minha maneira. Mãos à obra!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

TEMOS NOSSOS DEFEITOS Q PIORAM OU MELHORAM COM O TEMPO. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PODEM SER VISTAS COMO DEFEITO AOS OUTROS. SER APEGADO A DETALHES OU DESPREOCUPADO DEMAIS.... A VIDA MOSTRA O Q É BOM PRA CADA PESSOA... OS AMIGOS , OS AMORES TENTAM MOSTRAR... COM O TEMPO, PERCEBEMOS NOSSOS ERROS E ACERTOS ... POR ISSO, ALÉM DE AUTOCONHECIMENTO DE NOSSOS DEFEITOS, DEVEMOS FOCAR TBM NA COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS ALHEIAS. POS COM O TEMPO... QUEM TOMOU ATITUDES ERRADAS EM UM DADO MOMENTO PODE MUDAR, OU NOSSA VISÃO SOBRE O ERRO TBM

Rachel disse...

oi, fazer uma auto-análise nem sempre é fácil... é sempre melhor colocar a responsabilidade de algumas resoluções nos outros. um bj