sábado, março 27, 2010

Insatisfação

Sempre escuto falar que nós, seres humanos, somos eternamente insatisfeitos. Sempre queremos mais. Se adquirirmos um carro 0Km, em seguida já pensaremos em um modelo superior. Se comprarmos um apartamento em Copacabana, já estaremos com planos para o próximo, mas no Leblon. E por aí vai...
Uns chamam isso de insatisfação. Outros chamam de meta. E como toda meta, tem que ter um objetivo alcançável. Até aí OK, mas o problema todo é que muitas vezes o objetivo não é alcançável ou com pouquíssimas chances de se tornar realidade. Isso é perigoso e nos torna reféns de nossas próprias inquietações.
Estou na casa dos 30 e poucos anos. E vejo meus amigos, que em sua maioria também estão por essa faixa etária, com algumas insatisfações, muitas delas originadas por emprego, estudo e amor. Realmente, essa tríade é que nos faz mais sofrer. Todos queremos um emprego melhor, que nos valorize como achamos que devemos ser valorizados, ganhar mais pra poder gastar mais, ter mais tempo livre, pois o trabalho nos escraviza e daí por diante. No amor, sempre queremos ser paquerados, encontrar a pessoa certa, que una companheirismo, beleza e sexo numa só pessoa, esquecendo que todo mundo tem seus problemas, sonhos e desejos, o que torna cada pessoa única.
"Se não está satisfeito, mude". Quem nunca ouviu essa frase? Isso é óbvio, porém nem sempre o óbvio é fácil de se por em prática. Achar o problema e suas causas, não é tão fácil. E a partir daí é necessário trabalhar para que o mesmo não seja mais um problema. Achar a solução - ou soluções! Parece simples, mas não é!
Como tudo na vida, as nossas insatisfações devem ser moderadas. Não devemos deixar que elas nos atrapalhe ou nos cegue, o que muitas vezes nos leva a caminhos obscuros que não nos leva a nada, a não ser à depressão, medos e falsos fantasmas. É fundamental ter o equilíbrio e o bom senso para seguir em frente e notar que a vida nos oferece escolhas e cabe a nós decidirmos o que fazer e por onde ir.
Quando bater uma série de insatisfações, aquele dia em que você está puto com o mundo e dá vontade de responder "bom dia por quê?" para quem nos dá um simples e cordial "bom dia!", devemos analisar nossas vidas e ver quantas coisas boas temos e nos acontecem. A partir daí é mais fácil solucionar nossos problemas e dúvidas!


Ouro de Tolo
Raul Seixas


Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73...

Eu devia estar alegre
E satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado
Fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa...

Ah!
Eu devia estar sorrindo
E orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa...

Eu devia estar contente
Por ter conseguido
Tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado...

Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto "e daí?"
Eu tenho uma porção
De coisas grandes prá conquistar
E eu não posso ficar aí parado...

Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Prá ir com a família
No Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos...

Ah!
Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro
Jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco...

É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...

E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...

Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...

Ah!
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...

2 comentários:

Dona Farta disse...

É verdade mesmo!
Fomos doutrinados por gerações a viver para TER e não para SER.
A olhar sempre para o FUTURO e quase nunca para o PRESENTE.
Grande erro... perdem a chance de celebrar a grandiosidade dos prazeres cotidianos esperando uma realização que nunca chegará.

Sei que é um clichê imenso, mas perdi minha mãe há quase 5 anos e essa foi a maior lição que ela me deixou. Ela, tadinha, viveu a vida toda olhando para o futuro, preocupando-se com o amanhã, com as conquistas sonhadas, e não teve tempo de ser feliz. Não pode aproveitar nada do que conquistou, porque quando conquistava, já tinha uma outra meta que a impedia de celebrar...

É algo a se pensar com bastante atenção... O hoje é muito mais importante do que o amanhã.

This is it!

Beijos!

Rachel disse...

querido Jorge:
1 - estou com uma saudade tão grande de vc...
2 - recebi essas frases, acho q já te passei, mas acho q tem a ver com o tema. o problema é conseguir aplicá-las.
3 - a insatisfação faz a humanidade andar pra frente. mas a felicidade é o caminho e não no fim.
Seja feliz hoje, pois amanhã a gente não sabe se existe!
um bj

Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem ideia do que é a jornada deles.
Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.
Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.
Se nós colocássemos todos os nossos problemas em uma pilha e olhássemos para os problemas dos outros, nós agarraríamos a nossa pilha de volta.
A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.
O melhor ainda está por vir.
Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.
Produza rendimentos.
A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.