quarta-feira, março 17, 2010

Alice no País das Maravilhas


Ainda nem teve a estreia no Brasil do novo filme de Tim Burton, mas a moda Alice no País das Maravilhas já está a pleno vapor. E acho justo. Eu li os 2 livros do Lewis Carroll: "Alice no País das Maravilhas" e "Alice no País do Espelho". São bem legais, em especial o primeiro.
Aqui no Rio de Janeiro tem uma festa chamada "Chá da Alice" que vem bombando, trazendo uma decoração baseada no País das Maravilhas, um som eclético, meio louco mesmo, personagens do livro no meio da festa, enfim, uma loucura. Os livros voltaram a figurar nas vitrines das livrarias, soube por um amigo que a Ellus está lançando uma coleção com a personagem e o desenho animado está voltando a ser visto por todos. Tomara que nessa onda volte a peça "Alice através do espelho", que tive o prazer de assistir na Fundição Progresso e que é bem legal.
Lembro que quando era novo, existiam vários contos de fada adaptados para o cinema por Walt Disney: Branca de Neve e os 7 anões, Cinderela, Peter Pan, Dumbo, A Bela Adormecida e daí por diante. Mas Alice sempre foi a personagem que mais me intrigava. Era fantástico aquele mundo louco no qual ela foi jogada, o país das maravilhas. Os personagens com seus devaneios, ela perdida no meio de todos, tal qual uma marionete na mão deles. Não era aquela historinha água com açúcar. Era uma história surreal!
Acredito que Maurício de Sousa, o eterno pai da Turma da Mônica, tenha bebido na fonte de Lewis Carroll ao criar o personagem Louco. Lembro que já adulto - e por motivos profissionais - fui ao Parque da Mônica em São Paulo e a atração mais interessante era a casa do Louco. Muito louco mesmo, surreal! E muito me lembrou o País das Maravilhas, o que só conta pontos para o personagem.
Acho que ninguém melhor que o Tim Burton para levar esse livro ao cinema. Ele tem a cara desse universo mágico. Pelos trailers e críticas que já li, vem aí um grande filme, à altura dos clássicos eternizados pelo Lewis Carroll (ou Charles Lutwidge Dodgson, seu verdadeiro nome). Agora é esperar abril chegar e conferir, na sala 3D mais próxima de sua casa!

Um comentário:

Rachel disse...

oi! puxa vida! esse mês foi difícil te acompanhar! qtos posts!! Mas adorei, e deixei meu recadinho em todos. mas continue assim! um bj
Ah, qdo for ver alice me avise! outro bj