sexta-feira, março 12, 2010

Minha Vila

Quando eu era pequeno tinha uma vontade de morar em uma vila. Um lugar que fosse pacato, com uma casa de dois andares, com um quintal e uma rua fechada, onde os vizinhos pudessem compartilhar uma área social e, assim, as crianças poderem brincar à vontade e os adultos conversarem mais, interagirem. Uma vila que se preze tem festas. Aniversários, churrasco, festa de final de ano, famílias visitando as outras no Natal e uma grande festa junina, com direito a fogueira, doces e brincadeiras.
A vila seria um lugar onde poderia morar mais sossegado, sem muitos problemas de violência, onde poderia ficar na calçada até tarde, andar de bicicleta, brincar com os amigos e conviver mais com as pessoas. Não é somente ter vizinhos, mas ter pessoas que façam parte da nossa vida.
Bem, esse era meu sonho. E como todo sonho que se preze, tem suas características irreais. Uma vila não é necessariamente assim. Não é morando em um lugar com muitas pessoas em volta que necessariamente há uma interação. A coisa não é tão simples assim.
Tem aproximadamente um ano que saí de casa e vim morar em Ipanema. Um bairro movimentado, com comércio, praia, restaurantes, escritórios e diversos outros estabelecimentos. Apesar disso tudo, não posso dizer que seja um bairro grande. É até bem pequeno diante sua fama. Porém, aqui nesse bairro eu achei algo que mais se aproxima da minha vila. Como pode?
Não que aqui em Ipanema eu tenha meus vizinhos que interajo muito, mas posso dizer que há mais interação. E eu saio na rua e não tem dia que eu não dê um oi. Conheço pessoas que trabalham em restaurantes, muitos sabem até meu nome. Na academia sou bem conhecido, ando pelos locais conversando, tenho mais colegas pra sair e se me der fome 1h da madrugada, posso sair a pé para comer.
A vida é engraçada e nos prega peças. E foi justamente onde menos esperava que encontrei a minha vila: algo mais real, mais plausível, mas que tem me feito bem feliz. E ainda tem praia. É, é melhor que a vila dos sonhos!!!

Um comentário:

Rachel disse...

gente, uma declaração de amor ao Bairro! haha um bj