quarta-feira, março 10, 2010

Amigos para sempre (?!?!?!)

Recebi hoje pela manhã um e-mail do Rodrigo, meu grande amigo, sobre amizade. Nesse e-mail tinha uma crônica sobre o distanciamento dos amigos nos dias de hoje. Com essa onda de twitter, msn, facebook, orkut e afins, muitas vezes as relações ficam bastante superficiais. Conhecemos as pessoas virtualmente, mas não sabemos onde realmente moram, como é sua convivência familiar, onde é que o calo aperta...
Depois que li o e-mail, respondi para ele que eu realmente concordava com isso. E sei que muitos concordam. Mas aposto, caso dinheiro, que a maioria esmagadora iria dizer que as pessoas se afastam, que a correria do dia-a-dia faz isso, que muitos amigos somem, porém, a minoria assumiria seu papel nessa história, sua parcela de culpa. Não posso acusar um amigo de sumir da minha vida, já que eu também posso fazer algo para reaproximar. Sei que tento algumas vezes, em outras não. Nem sei porque exatamente me distanciei de algumas pessoas, mas isso ocorre.
Acho também que com o passar do tempo, nos tornamos mais seletivos. Não precisamos mais conquistar o mundo, ter um milhão de amigos etc, etc. Muitas vezes nos bastam meia dúzia de bons amigos. E olha que hoje em dia tá difícil. É muito mais fácil olhar pro próprio umbigo e curtir o status do amigo via facebook. Eu mesmo me pego fazendo isso muitas vezes com pessoas que realmente me importo, então trato de corrigir.
Voltando ao que eu estava comentando, acredito realmente que depois de um certo tempo, com a maturidade adquirida, não há tanto a carência de se ter zilhões de amigos. Vejo várias pessoas com mais de 1000 amigos no orkut e facebook. Estranho, né? Alguns precisam disso (são divulgadores, pessoas conhecidas que tem fãs), mas outras que são comuns, dificilmente tem tanta gente assim pra contar. Hoje em dia conheço várias pessoas novas a cada dia, porém sei que não há necessidade de ser amigo de todos. Basta dar um bom dia, conversar sobre amenidades e quem sabe, pode rolar uma amizade verdadeira. Se não rolar, fica o contato, o coleguismo, que também é legal.
Não se faz amigos do dia pra noite. Principalmente melhores amigos. Daqueles que te olham no fundo dos olhos, que realmente se preocupam quando você tá doente ou com algum problema. Aquele que larga tudo para ficar do seu lado quando você mais precisa. O que conta piada para te fazer sorrir quando você tá no fundo do poço. O que te leva pra passear quando você precisa sair de casa e não tem forças.
Amigo verdadeiro não é o que mais comenta em seu facebook. Amigo verdadeiro não é o que mais sorri com você na balada. Amigo verdadeiro não é o que mais te bajula. Essas impressões estão cada dia mais errôneas. É ótimos sermos bajulados, bem tratados e nos sentirmos queridos e desejados, porém não podemos esquecer de conviver nas horas boas também com os verdadeiros amigos. Não dá pra acionar os amigos só nos momentos deprê.
Amizade é como uma planta: precisa ser regada. Por isso faço questão de falar com alguns amigos sempre. A peridiocidade varia, mas quando eu ligo, visito ou mando um e-mail, é para realmente perguntar como a pessoa está. É para saber novidades, compartilhar notícias, bater papo e mostrar a disponibilidade. É como se fosse uma reafirmação dos votos. Isso é necessário. Aos meus amigos, eu desejo tê-los perto de mim por longos anos. Saibam que o Jorge, esse cara chato, mala, entretanto amigo e legalzinho quando não está sendo ranzinza, não vai desgrudar do pé de vocês. Nos momentos bons - que espero que sejam muitos, e nos momentos ruins - que, infelizmente, são inevitáveis. Um brinde à nossa amizade!

2 comentários:

Rodrigo Arkader (facebook) disse...

Caraca, essa sua reflexão sobre o conceito "amizade" foi profunda. Coincidentemente, tive uma DR (discussao de relacao) com uma grande amiga minha, e usei de alguns álibis citados por voce como desculpa. Correria do dia a dia, estudo, trabalho... Mas de fato voce está coberto de razão e me fez repensar muitas coisas. O contato pessoal, físico, e nao so mensagens de texto em celular, e-mails e outros, nao podem (e nao devem) ser substituidos. Cade o calor humano? o olho no olho? o abraço afetuoso, caloroso, sincero e honesto que só amigos tem, sem ter nenhum interesse envolvido em ambas das partes? Será que ter zilhões de amigos em orkut, facebook e cia é ser uma pessoa popular, querida? que paradigma é esse da nossa sociedade? imagino daqui a alguns anos como tenderá nossa sociedade, os futuros jovens (que hoje sao adolescentes, ou crianças ainda), que conceito eles terão de amizade. Esse seu texto vale de alerta pra repensarmos o valor real da palavra amizade.

Rachel disse...

Querido Jorge,
só quem é seu amigo sabe o quanto é sincero o seu depoimento. Recentemente vc esteve presente- e participativo!- num dos momentos mais importantes da minha vida!! Insubstituível! Acho q tento dar atenção aos meus amigos na vida real e não tanto na virtual. O tempo sempre é uma questão de prioridades. Sempre temos tempo para o q julgamos importante... um bj grande da amiguinha Rachel