sábado, maio 12, 2007

O Rio de Janeiro continua lindo (!?)


Tenho andado um pouco sumido do blog. O fato é que tenho viajado bastante. Ultimamente passo mais tempo nas estradas do que em casa. E como não poderia deixar de ser, tantas viagens me dão umas idéias muito legais para publicar por aqui.

E a cada lugar que eu vou indo, sempre falo que sou carioca (com muito orgulho, com muito amor!!!). Apesar de todos os pesares, ser carioca é muito legal!!! Mas ultimamente, sempre que falo que vivo no RJ, muitos me olham como um certo herói, um sobrevivente da guerra civil! É, tem muita gente, principalmente fora das grandes cidades, que acham que de brinde no RJ, você levará uma bala perdida! E se tiver muito azar, ela pode ser fatal.

Eu seria leviano se não admitisse que a violência na minha cidade anda bem alta, que tenho alguns medos de circular por alguns lugares da cidade, porém, está bem longe dessa fama que o Rio vem ganhando pelo mundo afora. Tem bala perdida? Sim, tem. Tem roubos, assaltos e furtos? Sim, tem aos montes. Tem diferença social? Montão! Mas não é sair de casa e conviver com isso a toda hora. O inferno não é aqui!

Em tempos de votar nas novas 7 maravilhas do mundo, o Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor como representante do Brasil. E acho que tem muita chance de ficar entre elas sim. A minha cidade tem belezas naturais fascinantes. É a cidade que vai receber o Pan daqui a 2 meses. É a cidade que recebe milhões de turistas por ano. É uma cidade que tem um povo acolhedor. É uma cidade acostumada ao sol. É a cidade do samba, do carnaval. É a cidade que tem o time de maior torcida do Brasil (Dá-lhe Mengo!).

Portanto, eu não aceito esse rótulo negativo para o RJ. Violência tem em qualquer lugar. As pessoas cismam em dizer que aqui é violento. Mas nas minhas andanças por cidades pequenas, já vi muitos roubos, furtos, casas com sistemas de alarmes altíssimos, medo nas ruas, quase um toque de recolher. A violência está na nossa sociedade. O problema do RJ é que aqui tem muitas favelas espalhadas por todos os bairros, aliado ao fato de ser uma cidade que circula muitos turistas e negócios (isso significa muito dinheiro na área). Os problemas sociais está nas grandes metrópoles e não somente no RJ.

Tenho muita esperança em mudanças, melhorias para esses problemas na cidade. Porém acho que isso será feito com muita vontade, com muito trabalho e investimento. E isso vai levar um bom tempo. A cidade foi muito usada pelos políticos, que deixaram a situação ficar caótica muitas vezes. Agora é a hora de reverter o jogo. E nós cariocas, temos que fazer nossa parte e também mostrando nossas maravilhas para o mundo. Eu sempre falo bem do RJ para todos e tento trazer amigos e clientes e provar que o Rio continua lindo. Pode ser pouco, mas eu estou fazendo minha parte.

Ah, e eu votei no Cristo como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Vale seu voto também!

5 comentários:

J disse...

Meu amigo, pode crer... já estive em outras capitais do Brasil, e até em algumas fora daqui. Não tem NADA que se equipare ao Rio, sobretudo em termos de belezas naturais e do calor do povo.

É uma pena que a cidade tenha sido tão descuidada, principalmente em termos de planejamento, após deixar de ser a capital federal. Mas tenho confiança de que o Rio ainda recupera o tempo perdido.

KahSilva disse...

Nunca estive no Rio, mas pelas fotos que vejo me parece ser uma cidade linda.Violência tem em toda parte.Minha cidade é considerada proporcionalmente mais violenta que o Rio(Foz do Iguaçu).Sem querer parecer(mas já parecendo) minha cidade também é "maravilhosa".Um beijo dá um abraço na tua mãe por mim, pelo dia dela(nosso).Bom final de semana!!!

Anônimo disse...

Eu amo o Rio de paixão e me considero carioca por adoção! Lógico que há lugares perigosos, lugares onde MORRO DE MEDO (rs) de ir mas, atualmente, que cidade não tem lugares desse tipo? Agora me diz: que cidades têm lugares bonitos como o Rio de Janeiro?
Por essa e por outras coisas é que já dei meu voto ao Rio! :)
Abs

Glaucia Lombardi disse...

Pois eu também sou outra fã do Rio de Janeiro. Das praias, dos pontos turísticos, do povo...
Vocês tem razão: O Rio de Janeiro continua lindo!

Anônimo disse...

Rio= gente soberba, orgulhosa até não poder mais. Odeiam nordestinos, embora neguem.

Rio= balas por todos os lados, como nenhuma outra grande cidade. Eu não vejo grandes e constantes tiroteios nem incêndio de ônibus em Salvador, em Recife, em Fortaleza, em Maceió, no Distrito Federal, Curitiba etc.

Rio= sede da Globo, a emissora brasileira mais manipuladora.

Rio= mantenedora da maior favela da América Latina.

Rio= berço dos maiores traficantes brasileiros. Fernandinho Beira-Mar é um dos mais perigosos.

Muita hipocrisia e sentimentalismo seu, dono do blog.