segunda-feira, abril 30, 2007

E os monstros do colarinho branco?

No Brasil, as únicas coisas que dão cadeia, mas cadeia líquida e certa mesmo, são duas: capturar passarinho na floresta e deixar de pagar pensão alimentícia.

Não que os crimes acima não mereçam punição, mas chega a ser ridículo como a Lei não sabe dosar suas porradas.

Um bom exemplo são os chamados "crimes do colarinho branco" (em especial, o chamado "peculato"). Dificilmente um camarada que desvie dinheiro público vai em cana.

No entanto, em um país como o nosso, esse deveria ser considerado um crime hediondo. Aliás, deveria ser criada uma categoria de crime acima das mais graves categorias existentes atualmente. O roubo de dinheiro público deveria ser considerado hediondíssimo.

O problema é que a vítima desse crime covarde quase nunca pode ser identificada. É como um "sujeito passivo oculto".

Mas as vítimas estão por aí: grávidas, sangrando no chão dos hospitais públicos; idosas e doentes, vendendo biscoitos na rua porque a Previdência lhes paga uma merreca irrisível; mortas no asfalto quente, porque o dinheiro para tapar os buracos e sinalizar as ruas foi desviado; .........

Não é evidente que quem rouba dinheiro da Previdência, ou da Saúde, ou de qualquer outro bolso do Governo se torna culpado de todas essas abominações? Como é que essa porra ainda não é considerada crime hediondíssimo ainda, me diz??

4 comentários:

Jorge disse...

É cara, realmente tem coisas que não dá para entender. Quanto a questão da pensão alimentícia, eu conheço um caso que furou e não deu em prisão. E tenho certeza pq fui eu que senti na pele com meu pai. Então, para tudo tem um jeito. Mesmo que esse jeito seja para o mal!

J disse...

É, meu amigo, é possível ser genitor e não ser pai, como também é possível ser pai sem ter sido genitor. O importante é que isso não foi capaz de melar o grande cara que você se tornou.

Jorge disse...

Valeu. Apesar de ser conversa entre "cumpadres", não tenho como não agradecer as palavras!

KahSilva disse...

Adorei a conversa "entre compadres",e tenho que concordar com o J, apesar de não te conhecer de verdade, posso ter a certeza de que você é alguém decente, independente do pai que teve(ou não).Quanto ao post, somente quando tomarmos noassa voz de volta e gritarmos "pega ladrão" é que talvez coloquemos essas safados onde merecem, na cadeia ,sem habeas corpus ou fiança.beijos!!!