sábado, julho 12, 2008

Que país é esse?

Terceiro mundo se for, piada no exterior... Começo esse post com um verso de "Que país é esse?" da Legião Urbana. Ao mesmo tempo que vemos nosso país evoluir em vários setores (vide petróleo, tecnologias em geral, cultura...), percebe-se uma diferença e uma brutalidade imensa!
Casos como o da mãe que teve o carro baleado pela polícia do RJ, levando a morte de um de seus filhos, é um absurdo. É como se tivesse instituído a banalização da vida. Por que isso? Falta de treinamento, uma guerra civil não declarada com o tráfico, diferenças sociais gritantes, um programa total assistencialista, dando comida mas não ensinando a conseguir renda para a compra...
Acho que não sou a melhor pessoa para falar sobre isso. Sou um cara boa praça, de bem com a vida, que gosto de discutir coisas que agreguem e não adianta ficar lembrando dessas coisas diariamente, senão enlouqueço. Porém, tem horas que não dá para deixar passar em branco. A vida não pode ser banalizada dessa forma.
Quero o meu direito de ir e vir despreocupado, meu direito de poder contar com uma polícia eficiente e preparada, com juízes julgando sem parcialidade questões como fraudes, por exemplo. Quando tivermos tudo isso, acho que a resposta à pergunta tema do post não será mais "a porra do Brasil", como ela é costumemente respondida nos shows onde essa música é cantada.

Nenhum comentário: