quarta-feira, dezembro 19, 2007

Ó meu Brasil!!!

5h45! Nesse horário hoje eu estava entrando no táxi rumo ao Aeroporto do Galeão, com destino à São Paulo, a "terra da garoa". Mais uma viagem pelo Brasil. Provavelmente a última de 2007. Mas já em janeiro, tudo dando certo, promete ser agitado com uma temporada no RS, PR e MT.
Enfim, ao entrar no táxi, meio sonolento, o motorista começa a cantarolar "Aquarela Brasileira", samba-enredo clássico do Império Serrano, composto por Silas de Oliveira, eleito várias vezes como o melhor samba-enredo de todos os tempos...
Para quem não conhece - ou não lembra - dessa música, ela fala sobre os vários recantos do Brasil, de nossas particularidades. E nessa hora me veio à mente algumas viagens que fiz ao longo do ano e de como o nosso país é grande, quanta coisa ainda tenho que ver.
Nada melhor como esse samba para enaltecer nosso amado Brasil, que tem a dura missão de se tornar realmente um grande país, não só em extensão territorial.

Aquarela Brasileira
Silas de Oliveira

Vejam esta maravilha de cenário
É um episódio relicário
Que o artista num sonho genial
Escolheu pra este carnaval
E o asfalto como passarela
Será a tela do Brasil em forma de aquarela
Passeando pelas cercanias do Amazonas
Conheci vastos seringais
No Pará a ilha de Marajó
E a velha cabana do Timbó.
Caminhando ainda um pouco mais
Deparei com lindos coqueirais
Estava no Ceará, terra de Irapuã
De Iracema e Tupã.
Fiquei radiante de alegria
Quando cheguei na Bahia
Bahia de Castro Alves, do acarajé
Das noites de magia do cadomblé
Depois de atravessar as matas do Ipu
Assisti em Pernambuco
A festa do frevo e do maracatu.
Brasília tem o seu destaque
Na arte, na Beleza e arquitetura
Feitiço de garoa pela serra
São Paulo engrandece a nossa terra
Do leste por todo centro-oeste
Tudo é belo e tem lindo matiz
O Rio do samba e das batucadas
Dos malandros e mulatas
De requebros febris
Brasil, essas nossas verdes matas
Cachoeiras e cascatas
De colorido sutil
E este lindo céu azul de anil
Emolduram em aquarela o meu Brasil.
Lá...lá...lá...
Lá...lá...lá...lá...lá...

Um comentário:

Arthur disse...

Num sei pq, mas esse post me animou! hehe
É o Carnaval que já ta quase ai, ne? rs
Abs