segunda-feira, outubro 15, 2007

Cartola

No último dia 11, Cartola faria 100 anos. A escola de samba que ele ajudou a fundar (Estação Primeira de Mangueira) deu um mole ao não festejar suas origens. Uma pena!
Eu, como sou um cara que curto sambas - principalmente os antigos, fiz questão de citar a obra desse autor aqui nesse espaço.
De talento nato, fez várias músicas que são lindas e infelizmente, não teve o seu talento tão reconhecido em vida quanto deveria.
Muitos quando escutam falar de Cartola lembram de 3 coisas: Mangueira, Dona Zica (que foi sua esposa) e a canção "As rosas não falam".
Porém, para mim sua grande canção é "O mundo é um moinho". Segundo meu amigo Rhodriguss, ele compôs essa canção para sua filha, quando a mesma foi "cair na vida". É um poema. Triste. Mas é um poema. Como a maioria dos demais poemas.

O mundo é um moinho - Cartola

Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção querida
Embora saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões à pó.
Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás a beira do abismo
Abismo que cavaste com teus pés

2 comentários:

Raquel Lobão disse...

Puxa, 100 anos e nada de festa por aí, é? Olha, saiba que de longe esse trecho que vc postou aqui é um dos meus favoritos tb! bjs e já sabe: vindo, é só avisar!

KahSilva disse...

Parabéns pela escolha da música, ela é linda.pena o povo não dar a ele o devido valor.Eu gosto muito de suas músicas, um poeta,isso sim que ele era,e de primeira.Que saudades de passar aqui, de ti ler, de ler o J,de vez em quando eu venho, leio e saio sem deixar rastros,hehe...Pode acreditar curto muito seu blog.Um beijo cheio de saudades!!!!!!!