segunda-feira, agosto 24, 2009

MTV

Há tempos que a MTV Brasil deixou de ser uma emissora de exibição de video clipes para se tornar uma emissora voltada para o público jovem. Lembro bem quando a MTV fez sua estreia, com os VJ's que depois passariam a ser sensação em outros canais, como Astrid Fontenelle, Maria Paula e Zeca Camargo, por exemplo. Era uma emisso bacana, com uma programação basicamente voltada para clipes e mais clipes. Era legal, mas tudo evoluiu, tudo na vida muda!
Houve uma época, digamos a época da transição, que a MTV ficou um pouco desconfigurada, perdendo sua identidade. Os clipes iam perdendo espaço na programação e dando espaço para outros programas de relacionamentos, debates, notícias, humor... A MTV não queria negar que fosse uma emissora de música, porém mostrava-se cada vez menos musical.
Acredito que o amadurecimento foi quando ela realmente cortou os laços com a obrigação de ser uma TV basicamente de música. A música continua sendo o motor da emissora, porém ela se encaixa em vários programas. A identidade passou a ser o bom humor, o escracho, a forma diferente de se fazer televisão e aliar 2 veículos de forma bem bacana: a TV e a internet.
Hoje eu vejo uma MTV mais madura, sabendo bem qual seu lugar na televisão, mostrando programas de qualidade, mais rápidos, sem muitas delongas... O formato de programas de 15 minutos ou meia hora é bem legal. Dá um gostinho de quero mais.
Dois bons exemplos são o "15 minutos", do Marcelo Adnet e o "Furo MTV", com a Dani Calabresa e o Bento Ribeiro. São dois programas descontraídos, muito engraçados e de qualidade. São rápidos, dá pra ver jantando. E se demorar no jantar, corre o risco do programa acabar antes. Tiradas inteligentes, humor engraçado, rápido e rasteiro, em especial o "Furo MTV", do qual sou mega fã.
Acho que a MTV, assim como tudo na vida deve ser, soube achar seu caminho. Formatos de programas como "Domingão do Faustão" e "Raul Gil" não cabem mais. Estamos cheios. Queremos novidades. E novidade é o que a MTV apresenta. Que venham mais anos para a MTV!!!

Um comentário:

Rachel disse...

eu sinto falta da MTV mais antiga... eu gostava dos clipes. lembro dos clipes do Bon Jovi, do Guns'n Roses, etc. não tenho visto mais MTV (eme tê vê, como diria o Caetano) ultimamente. pode ser que eu me identifique com a nova programação, mas tenho a impressão que pra isso sou meio saudosista...um bj