quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Comentários Carnavalescos

Pois é, como diria o Los Hermanos, "todo carnaval tem seu fim". E esse ano foi bom, mas agora segue os meus comentários sobre os desfiles das escolas de samba aqui no RJ:
  1. Mais uma vez, Beija-Flor - pois é, a azul e branco de Nilópolis levou o título mais uma vez. Quando será que irá acabar esse reinado? Acho que nem tão cedo. Muitos diriam que é pelo motivo do Anízio ser contraventor, comprar jurados e blábláblá. Acho que isso influencia sim, pois muitos jurados devem pensar mil vezes antes de não dar um 10 para a escola e mais ainda em dar uma nota baixa à escola. Mas também os mesmos que atacam esses fatores se esquecem de muitos outros: a Beija-Flor é muito profissional, tem o Laíla, que é um ótimo Diretor de Carnaval, tem uma equipe muito fechada e coesa (vide o Neguinho da Beija-Flor, Selminha Sorriso, Comissão de Carnaval) e investe na comunidade. Hoje ela está acima de qualquer outra agremiação em termos de profissionalismo. Isso, aliado ao dinheiro que sabe-se lá de onde vem, a faz a melhor escola de samba do país. E ponto final!
  2. Salgueiro Vice??? - se alguém entendeu isso, me explique. Vi o desfile na Apoteose e não sei o que houve para a escola estar tão bem colocada. Alegorias simples, algo meio repetitivo, enfim, nada demais. Foi uma surpresa - nem tão agradável assim.
  3. Grande Rio - e põe grande nisso!!! - mais uma vez a escola, por querer ser grandiosa, tropeça nas próprias pernas. Carros grandes demais, exagerados, escola muito cheia de artistas, componentes, gente que se acha e por aí vai. Se esquecem que são uma escola de SAMBA e apostam no estilo CARAS para vencer. Não é por aí...
  4. Portela arrasando na Avenida - se tem uma escola que deu um salto na qualidade, essa foi portelense. OK, sou suspeito para falar, mas ela foi a escola mais ovacionada e comentada do domingo. Menos para as organizações Globo, que decidiram dar uma esnobada nela em prol da Beija-Flor e Grande Rio. Carros grandes, na medida exata, muito bem acabados, pessoal participando, enredo muito bom. Acho que faltou um pouco mais de harmonia (atenção pessoal da harmonia da escola) e alguns outros detalhes. Mas está no caminho certo e a qualificou como uma grande escola, que ela sempre foi!
  5. Criatura e Criador - mais uma vez a Unidos da Tijuca supera o Paulo Barros. Não achei o desfile da Tijuca bom para ganhar estandarte de ouro, mas acho que foi mais carnaval do que Paulo Barros na Viradouro. Acredito que ele tentou ser demais e acabou dando problemas. O abre-alas era um exagero de grande e mal acabado. A escola demorou demais por conta disso. O enredo não foi bem desenvolvido. Enfim, acho que Paulo Barros deve repensar um pouco sobre seu estilo e tentar unir essa criatividade ao samba mesmo. Achei o resultado ótimo para o Carnaval não virar um teatro!
  6. A Manga apodreceu - A Mangueira se achou muito poderosa e esnobou os 100 anos de Cartola. Deu no que deu. Acho que a escola deve repensar sobre suas origens!
  7. Sobem - Acho que a Imperatriz e a Mocidade deram um belo salto de qualidade e isso é uma boa notícia do Carnaval.

Na minha modesta opinião, esse ano o Carnaval foi mais fraco. Dava para ganhar da Beija-Flor sim. Acho que se a Portela não desse uns moles, tinha condição. Idem para a Grande Rio. Enfim, fica a lição para as demais escolas. Pena que agora só em 2009!!!

Nenhum comentário: