segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Cem anos de solidão

Enfim consegui ler "Cem anos de solidão". O livro é um clássico da literatura mundial, escrito por Gabriel García Márquez.
Muito havia escutado falar sobre esse livro. O modo fantástico como Gabriel narra as aventuras dos Buendías, nos faz entender como ele foi influenciador de escritores de novela no Brasil, como Dias Gomes e Aguinaldo Silva.
A trama é fantástica, cheia de personagens maravilhosos, tudo muito rico em exageros que nos faz ter momentos de muita diversão. Mas como diz o título, o livro fala da solidão.
Quando perguntado sobre qual era o mote central de seus livros, Gabriel sempre dizia que era a solidão. Mas não é uma solidão triste, depressiva, como se fosse um abandono. Eu interpretei como sendo a solidão que passamos em alguns momentos da vida, seja por opção ou por contingências.
Estar só é bem diferente de ser só. Eu curto muito estar só em alguns momentos, mas ser só, bem solitário, é diferente.
A solidão descrita por Gabriel García Márquez é uma solidão natural, que acontece por vários fatores. Mas os personagens curtem a sua solidão da melhor forma possível, ora amando mais, ora curtindo sua dor. Seja por qual motivo for, não é uma solidão banal. É uma solidão necessária!

2 comentários:

Anônimo disse...

vamos ver o filme!! bjs

Sobre tudo e nada ao mesmo tempo disse...

Não conhecia esse livro, me parece muito interessante ! E eu também curto ficar só em determinados momentos, a acho que sempre é necessário termos um pouco dessa "solidão"

bjus

Paulinha