sábado, setembro 22, 2007

Perdendo Dentes

Há uma semana, uma amiga minha me contou que havia terminado com seu novo namorado, com o qual ela estava pouco mais de um mês. O motivo era algo bem "bobo", pois não era um real motivo para terminar uma relação, ainda mais uma relação que estava nascendo. Era como se fosse uma "batalha" e ela achou que estava perdendo.
Quando li a troca de e-mails entre eles, que ela me repassou, vi algumas trocas de ofensas que não faziam sentido algum e ali haviam alguns problemas, como excesso de defesa, mal entendidos e por aí vai. Estando de fora é fácil falar isso. Sem contar que tenho alguns anos a mais e isso pesa na hora de avaliar uma situação como essa. Mas pensei com meus botões: quanta vezes fazemos coisas parecidas em um relacionamento, seja amoroso, familiar ou que seja?
Como sou um cara de temperamento forte, já passei por várias situações parecidas, onde era mais importante ganhar uma batalha, mesmo que para isso tivesse que estragar um momento ou até mesmo perder uma relação. Como podem perceber, realmente não me levaram a nada de bom. É importante ter orgulho, mas excesso ou até mesmo agir sem pensar, realmente não são as melhores opções.
Mas o tempo vai passando, muitas "batalhas" foram travadas e vamos aprendendo a dosar melhor as coisas. Relevar é a palavra de ordem! Não dá para levar tudo à "ferro e fogo". Sendo assim, a vida nos mostra boas opções e a utilizarmos mais palavras como perdão e gratidão. Tudo isso com muita sabedoria.
Esse post me lembrou muito uma música do Pato Fu, chamada "Perdendo dentes". Reparem no refrão (em negrito, abaixo). Ela diz exatamente, de uma forma resumida e musical, tudo que disse acima.
O fato de perdermos dentes está ligado ao tempo e a sabedoria que vamos adquirindo com o tempo. Assim é a vida...

Perdendo Dentes - Pato Fu

Pouco adiantou
Acender cigarro
Falar palavrão
Perder a razão
Eu quis ser eu mesmo
Eu quis ser alguém
Mas sou como os outros
Que não são ninguém

Acho que eu fico mesmo diferente
Quando eu falo tudo o que penso realmente
Mostro a todo mundo que eu não sei quem sou
Eu uso as palavras de um perdedor

As brigas que ganhei
Nem um troféu
Como lembrança
Pra casa eu levei
As brigas que perdi
Estas sim
Eu nunca esqueci
Eu nunca esqueci

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Como às vezes a gente pode por tudo a perder por causa de orgulho.
Bom é poder ver o quanto vale a pena relevar algumas coisas, para no fim ganhar muito!
Belo texto!

Anônimo disse...

So vim deixar um abraço.
De volta a Nigeria!
hehehehe
Abs

Sobre tudo e nada ao mesmo tempo disse...

Nada como o tempo para aprendermos a viver !

Já fiz muitas coisas estúpidas, que hoje olhando para trás vejo como estúpidas mas na época parecia o certo a ser feito !

Um brinde a maturidade !

Bjusss

Paulinha