quinta-feira, setembro 27, 2007

Cosme e Damião


Hoje é Dia de Cosme e Damião. Esse dia me lembra muito a minha infância.

Nesse dia, era comum eu e meus amigos "matarmos" aula para poder correr atrás de doces. Eu sou um fã de doces, mas confesso que o que mais me fascinava nisso tudo era poder contar quantos saquinhos eu havia ganhado. E, lógico, poder falar isso para todos os amigos. Afinal, isso era como se fosse uma questão de poder. Assim como ter uma carteira. Ou melhor, uma carteira com alguma nota dentro!!!

Outra parte interessante era o momento de abrir os saquinhos. Tinham os básicos, que tinham doces de qualidade, mas óbvios, como cocada, suspiro, paçoca, bala, pirulito, pé de moleque, maria mole e doce de abóbora. Tinham os ruins, que tinham alguns desses doces, mas de marcas duvidosas. Tinham os especiais, que com sorte, vinham com chocolate, pirulito Zorro, bubaloo, jujuba e delicado. Esses eram os mais disputados e normalmente vinham em saquinhos diferentes, como os de plásticos. Eram, sem sombra de dúvidas, os mais disputados!

Outra cena legal eram os doces de mesa. Muitas pessoas preferiam fazer uma festinha a dar simplesmente saquinhos. Nessas festinhas, tinham doces como manjar, pudim, bolos, docinhos, além dos tradicionais doces (balas, pirulitos e afins). Normalmente, essas festas eram com convites, distribuídos dias antes. E quem normalmente ganhava eram as mães, para repassarem aos filhos. Como podem ver, era muito importante ter um bom network!!!

Os tempos mudaram, eu hoje - por motivos óbvios - não curto tanto esse dia, mas sempre me vem a lembrança dos amigos reunidos, da festa de andar na rua, sem nada pra fazer e ainda ganhar doces. E depois desse "dia cansativo", ir jogar futebol com os amigos, para fechar bem o dia. Ah, e logicamente, comer alguns dos doces antes de dormir!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal!!! Nao vivi nada disso na minha infância, mas deve ter sido legal!

Anônimo disse...

Amei...simplesmente AMEI.
Mesmo comentando mega atrasado....vc me fez voltar no meu tempo de crianca.
EU VIVI TUDO ISSO QUE VOCE DESCREVEU.
Muito bom.
Abs