terça-feira, setembro 28, 2010

Tempo, tempo, tempo, tempo

Se tem algo que anda em falta na minha vida e na maioria da dos meus amigos também é o tempo. Impressionante. Acho que taí um grande filão a ser explorado. Se alguém souber como vender tempo, ficará rico. Enquanto isso, vamos nos equilibrando nas 24h por dia que todos nós temos direito.
Eu trabalho, tenho essa obrigação, não nasci rico e com uma herança me esperando. Preciso sustentar minha casa, manter a minha própria vida. Isso custa muito e o meu trabalho e esforço é basicamente para isso. O trabalho não exige apenas 8h diárias. Exige bem mais do que isso. Os meus e-mails, por exemplo, caem direto na caixa de entrada do meu iphone, que fica ligado todo tempo. Então eu acabo lendo ou respondendo e-mails a qualquer hora. Aliás, acabei de mandar um e-mail de trabalho a pouco. E já são 00:40h!!! Enfim, ossos do ofício. Além disso tem as viagens, os deslocamentos no trânsito cada vez mais caótico do RJ, as horas extras... Ufa, ser adulto cansa!
Bem, além do trabalho tem a coisa mais importante, que é a vida fora dele. Tenho família, que mora no RJ mas não tão pertinho assim de mim, vários amigos, estou num relacionamento sério, tenho 3 afilhados, gosto de ler, ver TV, acompanhar esportes, navegar na internet, assistir filmes, saber as principais notícias do dia, malhar, correr, jogar vôlei de praia e por aí vai. E tento com muita veemência dar atenção a tudo isso, mas muitas vezes sou vencido.
Gostaria muito, mas muito mesmo, de poder ter tempo para praticar remo. Moro perto da Lagoa Rodrigo de Freitas, um local ótimo e abençoado, onde daqui a 6 anos atletas do mundo inteiro remarão em busca do ouro olímpico e eu não tenho tempo para isso. Droga!!! Queria também ter tempo para escrever mais. Sim, escrever aqui no blog e também dar vazão a outras ideias. Gostaria de estar mais presente com minhas sobrinhas, meus afilhados, almoçar mais com minha mãe, dar atenção a amigos de longa data que acabo mais falando virtualmente do que da forma tradicional, mas o tempo infelizmente não me deixa.
Muitas vezes faço planos, mas o tempo corre e meu corpo não consegue acompanhar. Basta algo fora dos planos para levar os demais compromissos por água abaixo. É uma pena, mas é a realidade.
A tecnologia, que parecia vir para nos ajudar a termos mais tempo, acabou nos tirando boa parte dele. Hoje chegamos em casa e não vivemos sem TV, internet, celular e outras quinquilharias. Cada vez conversamos menos, cada vez menos tem um papo com "olho no olho".
Apesar de tudo, o tempo não deixa de ser um grande aliado, pois é ele que nos permite que façamos dezenas de coisas boas. Porém, como tudo na vida, temos que fazer escolhas. Lamento não poder fazer tantas atividades quanto gostaria, mas saibam que tudo que faço é feito com o coração. E isso é o mais importante, não há tempo que pague!!!

Um comentário:

Rachel disse...

Querido,

o tempo é abstrato e consistente ao mesmo tempo. muito já se falou sobre ele, mas como defini-lo se ele é relativo? Enfim... pra mim o tempo é uma questão de prioridade. sempre temos tempo pro que julgamos importante naquele momento: sejam as pessoas, as atividades, o que for... Espero sempre ter tempo pra ler seu blog, embora nem sempre consiga acompanhar a sua velocidade. Mas entendo você perfeitamente! Um bjo