sábado, junho 12, 2010

Farta

Significado de Farta
s.f. Us. na loc. adv. à farta, em abundância, com fartura, à saciedade: comer à farta.

(fonte: dicionário online de português)

Engraçado como algumas palavras podem ter vários significados, dependendo apenas como são colocadas em um contexto. Farta é uma delas. Além do significado destacado acima, ela pode ser usada também de forma negativa, pois estar farto de alguém não é nada legal.
Porém, desde o Carnaval, eu descobri que Farta também é um sujeito. Um "sujeito" cheio de "predicados", por sinal! Conheci pessoalmente a Flávia, mais conhecida como Dona Farta, em um dia de Carnaval desse ano. Ela apareceu na minha casa e logo de cara, antes de um "oi", "tudo bem?" ou um "seja bem vinda", eu questionei: "Por que Dona Farta?"
Ela me respondeu sobre as várias farturas que há nela e, de cara, me ganhou nesse ponto. Uma pergunta à queima roupa quando bem respondida, é sinal de que tem do outro lado um ser pensante. E isso é algo que admiro bastante!
A Dona Farta tem uma qualidade marcante que é poder ser íntima de uma pessoa sem estar convivendo com ela diariamente. E isso é algo de uma pessoa que está de alma e coração abertos. Quer qualidade melhor que essa? Em tempos que as pessoas preferem ter raiva, ódio, medos, tensões, alimentam "picuinhas", preocupam-se com a vida alheia, a Dona Farta vem com pensamentos, palavras e indagações que nos faz pensar, falar e refletir.
Em um dos posts que escrevi aqui no blog, ela me disse que há tempos estamos na mesma vibe. É um elogio que aceito e agradeço. Benditas as pessoas que se permitem questionar o porquê das coisas, que se jogam sem medos, compartilhando toda essa bondade e sorrisos com os demais. Sejam eles quem forem.
Portanto Dona Farta, hoje, no #DonaFarta'sday, desejo apenas que você continue sendo esse ser pensante, que ama, se dedica, se preocupa, sorri, que é mãe, amante, amiga, que dança, corre, trabalha e ainda sonha poder algum dia voar...

P.S.: Quem quiser conhecer o blog da Dona Farta, tá nos meus favoritos! Vale a pena!

3 comentários:

Dona Farta disse...

Um dos presentes mais lindos que já ganhei na vida... De verdade!!!

Você é uma pessoa muito especial, Jorge... Você me lê, me enxerga, me entende... Porque você é dos meus, e se eu sou tudo isso aí que você disse, então, BINGO! Somos da mesma marca!!!

OBRIGADA, do fundo do coração OBRIGADA!!!

Beijos Fartíssimos!!!

Se tem uma coisa que eu valorizo nesta vida são declarações

Luís Eduardo disse...

Creio eu que essa sua amiga, Dona Farta, seja aquariana. Bem, pela descrição me pareceu... Pelo menos eu sou.
Tenho um jeitão bem parecido, que na verdade sempre considerei como uma qualidade, um abre portas mas, hoje em dia tenho optado em ficar mais reservado.
Não sei quando foi que aconteceu, mas penso que as pessoas hoje se portam mais na defensiva. Se resguardam, se fecham etc. E com isso, percebi que as vezes, inicialmente as pessoas se defendiam de mim, para só depois abrirem as portas.... Vai entender!

Rachel disse...

oi! uma coisa q eu gosto nesta vida é de feedback. semana passada descobri q sou uma pessoa fechada. imagina eu, fechada? Mas parece q sim. Felicidades para D. Farta q consegue ser generosa até no nome. deve ser boa gente...
ps.: mas descobri q depois me abro. aí, parece q vale a pena... um bj