quarta-feira, junho 02, 2010

Doar

Doar. Tá aí um verbo cada dia mais difícil de ser conjugado pelas pessoas. Doar exige humildade, deixar a vaidade e a soberba de lado, exige entrega. Doar não é fácil e é pra poucos. Benditas sejam as pessoas que aprendem a fazer isso e conseguem fazer isso em vários âmbitos.
Vejam por exemplo a doação como uma forma de solidariedade. Sempre que há uma calamidade, tipo o terremoto no Haiti que arrasou com o país, as chuvas no estado de Santa Catarina, que desabrigou pessoas em várias cidades, ou mesmo a mais recente das tragédias, o deslizamento de terra em um morro em Niterói, eu faço uma doação. Seja em alimentos não perecíveis, material de higiene ou mesmo dinheiro. E confesso aqui que é um dos momentos onde mais me sinto um verdadeiro ser humano, no qual a minha força espiritual se concentra de tal maneira que eu acredito em várias coisas legais. É literalmente uma corrente do bem, que manda não só as doações físicas, mas também bons fluidos para quem está precisando.
Não sou uma pessoa tão espiritualizada assim, como possa estar parecendo pelo que escrevi acima. Tenho uma formação católica, acredito em Deus e vários dogmas da igreja (apesar de discordar de outros tantos). Porém, acredito muito na força da bondade, do amor, no poder de se fazer o bem. Como engenheiro, costumo dizer que é um simples balanço de energia. E a energia não se destrói, ela se transforma, como diz a lei da física.
Outra forma de se doar é no amor, em relacionamentos. Quando conheço alguém, se há interação, porque não se doar, nem que seja pra mostrar para tal pessoa que ela é importante e querida? Acho que o mundo anda tão ao contrário que isso geralmente assusta. Se uma pessoa enxerga tal comportamento na outra, já foge. Como se querer o bem ao próximo fosse algo demodé. Bondade não sai de moda. Fica a dica!
O mesmo acontece em amizades. É bom poder reconhecer amigos. Dizer que a pessoa faz falta, convidar pra passar uma tarde em casa conversando, almoçar, falar besteiras e coisas mais sérias. Enfim, amigo não se cria de uma hora pra outra, já disse isso aqui. Mas a amizade é uma planta que precisa ser regada. Se tiver reciprocidade, confiança e interação, vai longe. E é muito bom ter amigos.
Seja qual for a relação, desde uma simples ficada que temos intenção em poder transformar em algo mais sério, seja num namoro, uma relação familiar, amizade ou um simples colega que acabamos de conhecer, é importante estar atento e se doar, na medida do possível e também se queremos que a coisa vá à frente. Se ficarmos só esperando ações do próximo, não vai rolar. E se rolar, vai gerar uma relação sem uma fundação estruturada. E isso vai desmoronar, mais cedo ou mais tarde! Não tem jeito.
Portanto, eu tento sempre deixar claro que gosto de várias pessoas, tento ser amável e gentil com as pessoas que merecem e sim, eu me dôo com certa facilidade. Isso tem me dado algumas dores de cabeça ultimamente. Paguei altos preços, mas fazer o quê? Nesse caso o problema não está nas minhas ações e sim na omissão de pessoas que não sabem enxergar o presente que é uma doação. E quanto a isso, só posso lamentar...

3 comentários:

MARIA CASTRO disse...

Poxa JC, adorei esse...pessoa q tá tentando melhorar à beça depois de uns bons anos de análise...rs...mas q ainda está loooooonge de ser uma pessoa q se doa com certa facilidade...rs...

Rachel disse...

num mundo onde os bens materiais são os mais valorizados, é muito difícil exercer a doação mesmo...
eu acho q faço pouco, já q "dôo" muito dinheiro em impostos... paciência! mas acho q em sentimentos eu sou mias generosa! :) bjs

Luís Eduardo disse...

¨Porque eu tive fome e me destes de comer, estava nú e me vestistes, estava doente e cuidastes de mim. Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!¨
Essa é a minha próxima tatuagem e expressa muito a forma como escolhi viver minha vida. Nunca considerei a vida como algo permanente ou minha e sempre como algo temporário onde todos estamos passando pelo mesmo processo de aprendizagem. Nada melhor então, do que se ajudar, se expor, plantar coisas boas pra colher frutos melhores ainda.
É um pouco complicado hoje em dia, o modo de viver está mais individualista, as músicas, o pensar, o agir. Mas, para mim, ainda vale a pena estar de peito aberto, ajudar, me entregar, dar, sem, esperar nada em troca, do que de repente, me tornar mais um na multidão.