segunda-feira, janeiro 19, 2009

Migalhas dormidas do teu pão

Na música "Maior Abandonado", do Barão Vermelho, eles cantam "migalhas dormidas do teu pão, raspas e restos me interessam...". Pois é, não me incluo nesse grupo. Migalhas, sobras, raspas e restos definitivamente não me interessam. Não nasci pra isso. Se eu não me valorizar, quem irá?
Sou um cara que adora ter boa companhia, estar com amigos. Acredito que amigo é a família que a gente escolhe. Se um amigo me pedir algo que esteja a meu alcance, dificilmente direi não. Pode ganhar um talvez ou uma parcial do pedido, mas uma negativa, raramente. Gosto de compreender, agradar e, por conseguinte, gosto de receber algo bom em troca. É como se fosse uma energia: se você dá algo, tem que receber algo em troca também. Não precisa ser igual, de mesma intensidade, mas que a reação tem que ocorrer, ah isso tem!!!
Com meus melhores amigos percebo isso. Muitas vezes quando faço ou falo algo, vem a reação: algo carinhoso também, um sorriso, uma ação interessante. Porém, o que mais percebo ultimamente, e que vem me deixando preocupado, é a falta de reação. As pessoas muitas vezes estão letárgicas. Você liga e não recebe retorno, tenta ser agradável e a pessoa apenas acena com a cabeça, faz favores e não recebe nem um obrigado em troca... É muito desagradável.
A correria nos dias de hoje é muito grande. Já falei sobre isso aqui no blog. Quando a gente achava que a revolução digital iria nos ajudar muito, passamos a absorver mais informações e mais tarefas, entrando em um círculo vicioso. Se não houver planejamento, pira fácil. E acho que talvez isso tenha feito as pessoas estarem menos preocupadas com o próximo. É como se fosse apenas um outro qualquer. Lembro que quando era mais novo, era usual ligar nos aniversários, ir na casa dos amigos para dar parabéns. Hoje são scraps, cartões virtuais e SMS. Cadê o "calor" da voz? A parte humana acaba sendo deixada de lado, dando espaço a recados cibernéticos.
Por isso, estou procurando pessoas. Sim, pessoas. Pra mim pessoa é aquela que olha para os lados quando está na rua, reparando nas demais, olhando a natureza. Pessoa é aquela que te liga, que te visita, que quando te encontra mostra um sorriso no lábio, felicidade estampada no rosto e dá um abraço apertado. Pessoa é aquela que pergunta como você realmente está. Pessoa é aquela que se preocupa com você e com seus semelhantes. Pessoa é aquela que gosta de falar e de ouvir. Pessoa é aquela que sabe compartilhar. E não aquela que te dá migalhas dormidas do teu pão!
Que em 2009 apareça na minha vida - e na de todos que lerem esse texto também - mais pessoas. E que as que não estão agindo como pessoas, possam se darem conta do mal que estão fazendo a elas mesmas!

Um comentário:

Anônimo disse...

eu sou uma PESSOA que manda cartão de natal em papel!!!!!
acho q falta muito também é educação em geral. as pessoas são é mal educadas mesmo, sabe? depois a gente conversa, um bj