segunda-feira, junho 30, 2008

Exigências - Parte 2

"Eu sabia que poderia ter feito melhor" (apesar de ter tido um excelente aproveitamento)
"Será que esse corte quase perfeito vai agradar?" (está o máximo!!!)
"Não sei se estudei o necessário para a prova" (passou em segundo lugar)
"Se eu tivesse treinado mais teria diminuído meu tempo na corrida" (terminou com louvor)
"Acho que poderia ter feito um recheio diferente" (a torta estava deliciosa)
"Será que ela foi com minha cara?" (ela te achou um fofo)
"Essa roupa não me cai muito bem" (perfeita, está maravilhoso)
"Hummmm, acho que exagerei no sal" (combinação perfeita entre alimento e tempero)

Quantas vezes nós já nos fizemos questionamentos parecidos como os acima e vimos amigos, colegas e familiares fazerem o mesmo? Pois é, isso acontece nas melhores famílias.
A Rachel, minha amiga, confidente, "irmã", afilhada de casamento e defensora das causas impossíveis nos momentos vagos, me lembrou sabiamente que eu não havia falado sobre essas exigências no post anterior. Acredito que o tema seja tão amplo que realmente eu só quis abordar um lado. Mas não poderia deixar de registrar a exigência pessoal, que é uma das mais pesadas e cotidianas.
Em um mundo em que competimos por tudo - amor, atenção,emprego, carinho, espaço - é "normal" sermos bastante exigentes conosco. "Se eu não for exigente comigo mesmo, quem será, ora bolas." Mas calma, não é bem por aí - ou não é somente isso. Muitas vezes esse grau de exigência nos faz com que haja muita tortura e pressão sobre nossas cabeças. É como se nós mesmos criássemos uma baita nuvem, armando uma mega tempestade.
Outras vezes, se também não nos policiarmos, podemos nos acomodar e ficarmos em um marasmo total. Seja em que campo da vida for. É preciso tomar cuidado. E é exatamente essa diferença que nos leva ao equilíbrio. Ser equilibrado, como em qualquer outra questão na vida, é extremamente complicado. Mas para isso servem os nossos amigos e familiares. É preciso pedir sim opiniões, compartilhar, expôr dúvidas, questionamentos... A opinião, a experiência e o conselho do próximo pode ser bem útil. E isso é um exercício que eu venho tentando aprender e acho que a vida vem me dando uma série de oportunidades para isso. Me sinto num intensivão... risos. A maturidade chega e com ela vem o equilíbrio. Ufa, já era tempo!!!!
Entretanto, a vida sempre nos prega peças e estamos sempre enfrentando novos dilemas. E não existe receita: somente vivendo é que aprenderemos. Sem muitas expectativas. Sem muitas exigências. Sendo nós mesmos, aprenderemos a lidar melhor com todos os males que nos afligem. Portanto, mãos à obra. Mas relax!!! hehehe

Um comentário:

Anônimo disse...

êêêêê!! agora eu li!adorei a parte "amiga, confidente, irmã, afilhada de casamento"! Agora defensora das causas impossiveis é "exigir" demais de mim, não é não? hehehehe
infelizmente temos aquela máxima que sempre pode ficar melhor. dificil viver assim, tendo a perfeição como alvo. então não devemos buscar a perfeição? claro q devemos, mas se não alcançarmos PACIÊNCIA!fácil de falar né? o dificil é introspectar a idéia... um beijo querido!