terça-feira, agosto 17, 2010

O porquê de gostar de alguém

"Sei que o que tinha de ser se deu
Porque era ela
Porque era eu"


extraído da música "Porque era ela, porque era eu" - Chico Buarque

Para quem não sabe, sou engenheiro. Minha formação é nas ciências exatas. Sim, aquela mesma ciência exata onde 2 + 2 = 4, independente de qualquer fenônemo externo ou adverso. Aprendi que uma teoria tem que ser comprovada, qual a diferença entre um teorema e um axioma, que a matemática foi feita para explicar os fenômenos da natureza e por aí vai.
Porém, em uma (grande) parte da minha cabeça, residem algumas dúvidas e crenças que eu acabo me agarrando e que não tem muito a ver com a minha formação. Acho que tenho o direito de pensar, questionar e poder buscar explicações em outros campos. As ciências humanas tem várias teorias interessantes. Na minha cabeça eu creio que não há uma "guerra" entre humanas e exatas. Elas chegam a se complementar em vários casos. Em outros, acho que nem ambas conseguem explicar...
Como explicar o amor? Um sentimento forte? Uma atração? A paixão? Será que a física explica a atração dos corpos? Magnetismo talvez? Mas não é essa mesma física que diz que "dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço"? E quando nós amamos alguém não dá a sensação de que 2 corpos ocupam o mesmo e exato lugar no espaço?
Para tentar dar uma linha aos meus pensamentos, um norte, recorri ao meu mestre, o Chico Buarque. Na canção "Porque era ela, porque era eu", ele sintetiza muito do que penso. Certas coisas não se explicam. Aquilo aconteceu porque era ela e porque era eu e pronto. Se fosse com outra pessoa, não ocorreria. Matematicamente falando, seria uma combinação nada aleatória.
Eu vivo dizendo que vou ficar solteiro. Que quero curtir minha independência, minha vida. Mas basta eu dizer isso que o destino me passa uma mega rasteira e me deixa envolvido até o pescoço com alguém. Esse meu lado leonino é fogo. Quem é, entende do que estou falando.
Dizem que só desejamos aquilo que cobiçamos. E só há cobiça quando vemos, temos acesso. A minha história atual foi mais ou menos assim: tive acesso, via quase diariamente. Cheguei a cobiçar, mas muito internamente, sem expor. Sim, sou tímido, apesar de não parecer tanto. Mas o destino foi mais forte e me colocou cara a cara e deu uma grande "mãozinha". Daí passei a não mais cobiçar e sim desejar. E um desejo bem forte foi tomando conta. Pensei até em dizer não por meio segundo, mas a paixão quando avassaladora, é mais forte que uma avalanche.
Eu não sei bem explicar porque aconteceu de me apaixonar agora. E também não sei explicar o porquê de ter sido com essa pessoa. Talvez porque era ela e porque era eu...

6 comentários:

Dona Farta disse...

Que lindooooo!!!

Admitir uma paixão é um ato de coragem, sempre, porque a paixão é essa avalanche inexplicável que nos deixa sempre tão vulneráveis, e por isso mesmo eu admiro muito pessoas que conseguem correr os riscos envolvidos...

Até porque só assim pode-se viver tudo de maravilhoso que a paixão pode nos dar!

Que seja uma linda história, e que seja incrível, indescritível, inesquecível... Você merece!

Beijos Fartos!

Marcio Zicarelli disse...

Putz Jorgito, fiquei arrepiado aqui.Que vc lembre sempre de ser feliz nas "pequenas coisas", pois essas, as mais escondidas e mais fáceis de serem esquecidas, é que alimentam o nosso AMOR pra sempre!
Bj,
Marcio

Ed disse...

TB nao sei explicar isso...simplesmente aconteceu comigo tb...e me ferrei! hahahaha..So rindo mesmo...ja que chorar nao adianta e eu ja chorei o que tinha que chorar...agora eh bola para frente.
Que bom vir aqui e ler isso, amigo. Adorei. Fico feliz por voce. Eu aprovo totalmente..hahaha (como se precisasse ne).
E no meu caso...enquanto a pessoa certa nao vem..vou me divertindo com as erradas...Ibiza ta ai para isso.
Saudadeees.
Abs

Rachel disse...

Olá querido!

sinto a mesma necessidade de recorrer à poetas para expor meus sentimentos, já que a algebra linear e os cálculos explicam muitas outras coisa mas não isso. Por ter me engajado tanto no lado do planejamento, sentimentos são "seres" totalmente fora deste universo, pois não são planejáveis. Mas tê-los, admití-los e permitir que eles nos invadam é pra quem tem coragem e pra quem vive! Espero q esta nova relação te traga excelentes experiências! um beijo bem grande

Rachel disse...

Olá querido!

sinto a mesma necessidade de recorrer à poetas para expor meus sentimentos, já que a algebra linear e os cálculos explicam muitas outras coisa mas não isso. Por ter me engajado tanto no lado do planejamento, sentimentos são "seres" totalmente fora deste universo, pois não são planejáveis. Mas tê-los, admití-los e permitir que eles nos invadam é pra quem tem coragem e pra quem vive! Espero q esta nova relação te traga excelentes experiências! um beijo bem grande

Anônimo disse...

a very details plus. C in Beverly Hills. According to the electronic
cigarette testimonials, V2 cigs, Green smoke, Blu cigs are best electronic cigarette brands.
Simply because of the addictive nature of smoking cigarettes, nevertheless, men and women have difficulty
quitting even in the face of such overwhelming adverse impacts that it can have on a particular person's wellness. Some cartridges are refillable, but several aren't.


my web blog - v2 cigs coupon code 30 off