sexta-feira, agosto 06, 2010

Eu quero ver se tu é homem...

"Eu quero ver se tu é homem, mané.
Que nem a parteira falou..."

1967 - Marcelo D2

Ser homem... Quero ver se tu é homem... Afinal, o que é ser homem? Ser homem é um indivíduo que nasce com o sexo masculino? O que vale é o registro? Não, ser homem é mais que isso.
Acredito que ser homem vai além do sexo em si. Ser homem passa pelo caráter, pela dignidade, pela coragem! Classificar homem por sexo em si é muito pouco. Porém, muitos insistem nessa classificação antiquada. É a confusão entre homem e macho, o famoso machão. O machão normalmente é quase um ogro, lembra o Shrek mesmo. Como se pra ser homem fosse necessário coçar o saco e gostar de mulher.
Um homossexual também é um homem. Se ele tiver os fatores que o classifiquem como um homem, não vai deixar de ser homem por gostar de outro. Já vi muitos homens que se acham o tal, porém tem atitudes que não são dignas de um verdadeiro homem.
Sei que esse é um tema ambíguo, mas que merece ser discutido. O maior problema disso tudo é o preconceito. Confundir homem com macho resulta em n problemas: é preconceito com os gays, com as mulheres, onde muitos "homens" acabam influenciados pelos pais como sendo maiores e melhores que os demais. E isso está totalmente errado.
Como bem cantou o Marcelo D2, a parteira falar que nasceu um homem é apenas uma constatação natural. Difícil mesmo é ser um verdadeiro homem durante a vida!

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Jorge, eu gostei do seu artigo, que se aplica em todos os países, eu sou do México e eu sou gay, e é verdade que para ser um homem que você não precisa ser do macho!, uma saudação, e continuar a ler seus artigos

Rachel disse...

Olá querido,
como diria Ney matogrosso
"Nunca vi rastro de cobra, nem couro de lobisomem
se correr o bicho pega, se ficar o bicho come
porque eu sou é home, porque eu sou é home
menina eu sou é home, menina eu sou é home...

Quando eu estava pra nascer,
de vez em quando eu ouvia
eu ouvia mãe dizer,
ai meu Deus como eu queria
que esse cabra fosse homem,
cabra macho pra danar...

Ah! mamãe aqui estou eu, mamãe aqui estou eu
sou homem com H, e como sou!"

Vejo vários heteros com comportamentos de ratos e homos com atitudes de homens com H. Agir com hombridade (houaiss: retidão de caráter; dignidade; honradez/ grandeza de ânimo; coragem) é o que interessa. Independente da orientação sexual.

beijos