quarta-feira, outubro 07, 2009

02/10/2009

Taí um dia que entra na história. Na minha história já entrou definitivamente. Nesse dia vi algo que eu não pensava ver em minha vida: o Rio de Janeiro será palco das Olimpíadas de 2016. Primeira Olimpíada na América do Sul. Que honra! Que orgulho!
Para chegar a esse feito, foram várias tentativas fracassadas e muita experiência adquirida. Apesar das Olimpíadas ser a celebração do esporte amador, de amador mesmo somente o nome. Tudo é muito profissional, rola muita grana, a cidade que sedia vira capital mundial por 16 dias. É muita moral!!!
Antes, em 2014, o RJ já será a capital mundial. No Maracanã, será jogada a final da Copa do Mundo de Futebol. E se o Brasil for a final, será feriado nacional. Vai ser a oportunidade de apagar de vez o "trauma" da Copa de 1950, onde o Brasil perdeu a final em pleno Maracanã lotado, para a seleção do Uruguai, que se consagraria campeã do mundo. O país do futebol ser vice em casa, não é aceitável.
Tenho 33 anos hoje. Farei - se Deus quiser - 40 anos. Em plena Olimpíada. Muita emoção. Como diria o Galvão: "Haja coração". Lembro de ter acompanhado diversas Olimpíadas pela TV. Parecia um sonho distante. Tinha, ou melhor, ainda tenho, um sonho de ver as Olimpíadas. Agora não precisarei viajar milhas e milhas. Poderei ver, justo na minha cidade.
Se alguém me contasse que o Brasil seria palco desses dois eventos, consecutivamente, num espaço de apenas 2 anos, eu diria que a pessoa era uma louca. Imagina!!! Nunca. Copa do Mundo ainda vai. Já sedíamos uma e somos o país do futebol. Isso deve pesar na FIFA, apesar da Copa ser algo comercial e não contar totalmente fatores emocionais. Mas sediar as Olimpíadas???
É, o sonho distante virou realidade. Que a Olimpíada faça renascer e aflorar cada vez mais o orgulho carioca. Orgulho de morar numa das cidades mais belas do mundo. Orgulho de ser um povo hospitaleiro. Orgulho de ser brasileiro. Orgulho de ser carioca!!!

Nenhum comentário: