Cena 1: Saio de casa sozinho para comer alguma coisa. É final de semana, todos os bares e restaurantes cheios e não tô a fim de comer em casa. Escolho o Rota 66 de Ipanema: ambiente agradável, comida boa, pessoas legais... Pego uma mesa bem na entrada da casa. Faço meu pedido, depois de quase pegar o garçom pelo colarinho e faço uma pergunta sobre uma bebida. Quinze minutos depois, falo com outro garçom, que se oferece para me ajudar. Explico o caso e ele some. Quase meia hora depois, levanto e falo que estou indo embora para a hostess. Ela, que me viu ali sentado por um bom tempo, nem me perguntou o porquê de eu ir embora. Um absurdo!!!
Cena 2: Tenho que trocar meu aparelho celular. Como cliente da Vivo, vou na loja para saber mais sobre aparelhos. Ao entrar na loja, uma vendedora me aborda e pergunta se pode me ajudar. Eu digo que sim, que queria ver aparelhos. Ela dispara: Identidade e CPF originais. Eu digo que sou cliente Vivo, que queria saber mais sobre os aparelhos e ela diz que qualquer atendimento somente com identidade e CPF. Originais, lógico!!! Achei que estivesse no Detran, fosse fazer algum documento, coisa parecida. Eu só queria ser atendido. Ela nem me perguntou se eu era ou não cliente. Esse mês paguei pra Vivo quase 800 reais em contas. Não é possível que eu seja um cliente qualquer...
Cena 3: Passo pela Redley de Ipanema, loja que sou cliente e fica a 2 quadras da minha casa. Vejo uma camiseta regata linda e resolvo entrar. A vendedora se oferece para me ajudar. Eu digo que quero ver a regata e ela me pergunta o meu tamanho. Ela consulta o sistema e diz que só tem a da vitrine e que é P. Eu digo que serve. Ela fica meio sem saber o que fazer e depois de um tempo diz que não pdoe vender aquela porque está na vitrine e é da nova coleção. Eu peço então para ela checar se tem em outra loja. Nada. Zerado. Eu pergunto o preço e ela não sabe informar. Enfim, era uma peça invendável! Pra que uma peça que não pode ser vendida é colocada na vitrine, em plena loja central de Ipanema??? Saio descontente e as 3 vendedoras que tentaram me atender nem perguntam meu nome.
Esses foram casos que aconteceram em uma semana. Me pergunto se com tanta tecnologia disponível, os estabelecimentos comerciais não estão esquecendo do básico: o treinamento de sesus funcionários. Um bom dia, boa tarde, boa noite, tentar realmente ajudar o cliente, saber explicar, enfim, coisas pequenas que podem e fazem diferença. Fica a dica pras lojas que realmente querem encantar seus consumidores.
Um comentário:
Meu fofinho,
realmente, a qualidade dos atendimentos no Brasil em geral é péssima!!! Você já sabe de muitas histórias minhas, inclusive o de um vendedor da net me perguntando se eu não gostaria de fazer uma ligação pirata "por apenas uma cervejinha e com direito a muitos canais". Não topei, mas realiza a cena? Sei q vc já teve a "honra" de NÃO ter ido a BSAS e ter tido a mala estraviada por aquela companhia aérea que não se deve nominar. Mas enfim, ao menos sobrevivemos e temos histórias pra contar - no teu caso até com reconhecimento nacional! Beijos
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