Atualmente o canal Viva, da Globosat, está reprisando uma das novelas que mais marcaram a história da teledramaturgia brasileira: "Vale Tudo". A novela foi originalmente exibida pela Rede Globo em 1988 e retratava o Brasil daquela época: um país que estava esperançoso de se encontrar, com uma inflação astronômica, crise, recessão econômica, enfim, uma nação em busca de uma identidade, com muita corrupção corroendo o sistema.
Vinte e dois anos se passaram e o tema continua bem atual. Afinal, será que vale tudo mesmo para se conseguir o que se quer? Como diz o ditado, "o fim justifica os meios"? Não sei responder, só sei que se paga um preço bem alto por tudo isso. Nosso país avançou nesse tempo, é fato. Hoje temos eleições diretas, somos mais competitivos, não temos mais aquela inflação que tanto nos afligia, porém muita coisa ainda continua bem atual. A corrupção está aí para quem quiser ver. Tantos mensalões, crimes do colarinho branco, enriquecimentos ilícitos e por aí vai. É muita gente querendo se dar bem na vida com o menor esforço possível, muitos golpistas, muitas pessoas querendo mamar nas tetas do Governo.
Estamos a menos de uma semana para sabermos quem irá presidir o Brasil pelos próximos 4 anos. E o que vemos na TV é uma sucessão de escândalos, dossiês, dinheiro rolando solto em campanhas, troca de favores, discussões infundadas, jornalismo deturpado... Isso me faz pensar que realmente estamos vivendo dias de vale tudo.
Ontem assisti o filme "Tropa de Elite 2", que vem bem de encontro ao tema. O filme é uma crítica ferrenha ao sistema, que ao combater algo ruim que é o tráfico de drogas, perde a oportunidade de limar de vez a corrupção nas comunidades e instala as tais milícias, que é uma nova versão do que os traficantes faziam na região. E o que mais me amedontra é que agora quem deveria ser o mocinho, também ataca de vilão. É ou não é um vale tudo???
Para mudar esse cenário, temos que exercer cada vez mais nosso direito ao voto, apelar para nossa cidadania e aos nossos direitos. Não dá pra continuar achando que é normal haver roubo, crimes e trapaças, ainda mais a olhos vistos. Nosso país vive um bom momento e ele não pode ser deixado de lado. A hora da mudança é essa. E para mudar, para tornarmos o Brasil uma nação que sonhamos, aí sim, Vale Tudo!!!
Um comentário:
capitão nascimento, o novo herói nacional! bj
Postar um comentário