terça-feira, março 17, 2009

Chorar ou não chorar: eis a questão!

Desde pequeno escuto falar que homem não chora. Será? Hoje em dia é mais comum ver marmanjos chorando por aí. Seja por um amor perdido, pela emoção de ver um filho nascendo, por perder alguém querido, por conseguir aquilo que batalhou durante um bom tempo. Seja qual for o motivo, tem homem chorando por aí sim! E aos montes!!!
Não sei se é devido a escutar que homem não chora ou por uma questão de sensibilidade mesmo, eu pouco choro. Não sou de abrir o berreiro, nem no canto escuro do meu quarto. Lógico que já chorei algumas vezes: de emoção, de raiva, de dor... Porém sou mais de sentir do que externar meus sentimentos em forma de lágrimas. Ultimamente tenho dado mais vazão a meus sentimentos e sinto meus olhos ficarem marejados, porém não é uma coisa que aconteça usualmente.
Vejo amigos que choram ao assistirem filmes. Acho que conto nos dedos de uma mão os filmes que chorei. Lembro de ter ficado emocionado em "Sociedade dos Poetas Mortos" e "Em busca da Terra do Nunca". Mas no momento me recordo mais de seriados que me acertaram em cheio nos seus momentos finais: "A Sete Palmos", "Dawson's Creek" e "Anos Incríveis". Esses sim me fizeram chorar igual criança no último capítulo.
Leitura nunca me fez chorar. Mas confesso que fiquei emocionado ao ler o final do Harry Potter. Foram anos lendo os livros, acompanhando a saga do bruxinho e, de repente, acabou!!! Como assim??? Não tem mais um ano na escola de Hogwarts??? E como eu fico??? Foram felizes para sempre??? Ah, queria mais!!! risos
Na minha opinião, é muito importante que os homens também tenham o direito de se emocionar. Afinal, apesar de nossa força física e toda testosterona, somos seres humanos. E chorar, externar nossos sentimentos, é mais do que natural. É humano! Portanto, vamos deixar a vaidade e o ditado de que homem não chora de lado e sermos mais homens, no sentido real da palavra...

Homem não chora
Frejat

Homem não chora
Nem por dor
Nem por amor
E antes que eu me esqueça
Nunca me passou pela cabeça
Lhe pedir perdão
E só porque eu estou aqui
Ajoelhado no chão
Com o coração na mão
Não quer dizer
Que tudo mudou
Que o tempo parou
Que você ganhou

Meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora
Esse meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora

Homem não chora
Nem por ter
Nem por perder
Lágrimas são água
Caem do meu queixo
E secam sem tocar o chão
E só porque você me viu
Cair em contradição
Dormindo em sua mão
Não vai fazer
A chuva passar
O mundo ficar
No mesmo lugar

Meu rosto vermelho e molhado...

sexta-feira, março 13, 2009

Circuitos

Domingo passado recomeçaram os circuitos de corrida para mim. Como eu não treino e acabo correndo apenas nos dias da prova, fica difícil evoluir. Ainda mais com um dia quente, em pleno verão. Esse ano tenho como um desafio correr de forma decente: sem ficar cansado, colocando os bofes pra fora e me perguntando toda hora o que estou fazendo na corrida... risos.
A prova que corri foi o Circuito Adidas, Etapa de Outono (em pleno verão) do Rio de Janeiro. É uma corrida de 5 ou 10 Km (ainda sou júnior, estou na de 5Km), que ocorre no Aterro do Flamengo. É super simples: completou o circuito, ganha medalha! E correndo as 4 etapas do ano, as medalhas formam uma mandala. É bem interessante, faz com que dê vontade de correr todas as etapas.
Em maio tem a Eco Run. Ano passado eu corri e gostei. Já fiz minha inscrição hoje. Agora já tenho medalhas, camisas de várias provas, um tênis profissional pra correr, assinei a revista O2, só falta levar a sério mesmo. Esse é o próximo desafio!!!

quarta-feira, março 11, 2009

Mudar é preciso!

Estou num período de mudanças. Ou em vias de... Engraçado como esse período de março e abril tem sido assim. Muitas mudanças, recomeçar... Mas faz bem. A vida é assim mesmo: estamos aqui e logo depois, ali. É importante mudar, respirar novos ares, fazer coisas novas, conhecer pessoas diferentes...
Essas mudanças parecem ser boas. Acho que irão me fortalecer, me tornar um homem melhor, um profissional mais arrojado, um cara mais família, mais responsável!!! Já tenho 32 anos e parece que o tempo vem passando bem rápido. Lembro que há pouco tinha vinte e poucos anos e agora, num piscar de olhos, trinta e poucos. Daqui a pouco, trinta e muitos!!! O tempo não para mesmo.
O importante é ter metas, viver e ser feliz. Esses targets não devem ser esquecidos. A mudança é algo constante e faz parte da vida. Portanto, cabe a cada um de nós tentar fazer dessas experiência algo melhor, que nos complemente e melhore como pessoas, seres humanos. Que isso aconteça com vc. Que isso aconteça comigo! Oxalá!!!